Adjudicado estudo sobre rochedo em risco de derrocada na Arrábida

  • 24/01/2026

"Estabelecemos o necessário diálogo com o Ministério do Ambiente, com a Secil, com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e ainda com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), e procurámos a concertação entre todas as partes", disse Maria das Dores Meira.

 

"O protocolo foi assinado (...) antes do Natal e o estudo geológico e geotécnico foi, de seguida, adjudicado pela [empresa cimenteira]] Secil", acrescentou.

O rochedo em causa, que segundo a Proteção Civil poderá ter mais de mil toneladas, está em risco de cair sob a estrada do Círio (Estrada Nacional 379-1), entre a praia da Figueirinha e o portinho da Arrábida, o que condiciona o acesso a outras praias e obriga os automobilistas a um percurso alternativo muito mais longo, pelo alto da serra da Arrábida.

A autarca eleita pelo movimento independente Setúbal de Volta reconhece que se trata de um "processo muito complexo, que exige avaliação em áreas de engenharia nas quais existem poucos especialistas" e responsabiliza o anterior executivo, de maioria CDU, pela demora na resolução do problema.

"Havia sido há muito propagado pelo anterior executivo da Câmara um protocolo que nunca foi assinado por ninguém. A própria Câmara deixou de responder ao Ministério do Ambiente sobre este assunto", disse Maria das Dores Meira.

O vereador da CDU na Câmara de Setúbal, Nuno Costa, reagiu, refutando as acusações de Dores Meira, e garantiu que já lhe tinha mostrado a correspondência do município com diversos organismos do estado, a solicitar a assinatura do referido protocolo.

"Eu já tive a oportunidade de mostrar, no final de uma sessão de câmara, à senhora presidente, vários 'emails' na tentativa de assinar esse protocolo", sublinhou Nuno Costa.

"Disseram à senhora presidente, já neste mandato, que não tinham recebido o protocolo, o que é falso. Há vários 'emails', não só a enviar o protocolo para as várias entidades, mas também a solicitar que o mesmo fosse assinado. Há até mensagens trocadas com o chefe de gabinete de um Secretário de Estado, a pedir para que essa situação se concretizasse", acrescentou o autarca comunista.

Convicto de que a CDU fez a parte mais difícil, ao juntar à mesa todas as entidades neste processo, "quando ninguém queria assumir responsabilidades", Nuno Costa garantiu que, "se houve inércia, não foi por parte da CDU".

Leia Também: António José Seguro ganhou no distrito de Setúbal

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2925439/adjudicado-estudo-sobre-rochedo-em-risco-de-derrocada-na-arrabida#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes