Adeptos e speaker do FC Porto fazem o que não devem e AVB paga a fatura
- 03/12/2025
O jogo entre o FC Porto e o Estoril foi muito mais do que um susto para os líderes da I Liga no que ao resultado diz respeito. Isto porque, esta quarta-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol divulgou as multas referentes a essa partida referente à 12.ª jornada e a fatura não é nada simpática.
Tudo se deve devido ao comportamento indevido dos adeptos portistas, que deflagraram engenhos de pirotecnia, causando a interrupção momentânea da partida, mas não foi os únicos deflatores da carteira de André Villas-Boas.
"Aos 42m da primeira parte após ser deflagrado engenhos pirotécnicos da bancada sul, com adeptos afetos ao clube A, identificados por adereços do mesmo, o jogo que estava interrompido por açáo normal do mesmo, teve que ser retardado 1m e 45 segundos até ser possivel ter visibilidade total", pode-se ler no comunicado do CD da FPF, que prossegue.
"Como consequência da deflagração dos engenhos pirotécnicos aqui relatados, aos 42 minutos de jogo o árbitro retardou o recomeço do jogo em 1:45 (um minutos e quarenta e cinco segundos) por forma a permitir que o fumo provocado por aqueles engenhos se dissipasse e permitisse uma melhor visualização do jogo e seus intervenientes", conclui
Além do grupo de adeptos situados na zona da claque dos Super Dragões não terem tido um comportamento exemplar, também o speaker do Estádio do Dragão foi alvo de uma multa muito avultada por ter dito o que não devia enquanto o jogo ainda estava a decorrer.
"O speaker presente no estádio (...) tendo aos 90+3 minutos de jogo, ainda com o jogo a decorrer, entoado a seguinte expressão 'Porto, Porto'", escreve o relatório apresentado pela Liga Portugal, sendo que só esta falha do speaker valeu mais de sete mil euros de multa aos responsáveis portistas.
Tudo isto valeu uma fatura bem pesada para o clube azul e branco, já que por estas razões ficaram pendentes de pagamento um total de 13.643 euros, não contando ainda com a multa de 102 euros por repreensão a Francisco Moura, lateral esquerdo do FC Porto, que levou o terceiro cartão amarelo da temporada.
Jogo não foi nada fácil para o conjunto de Francesco Farioli
O FC Porto conseguiu vencer, nesta noite de domingo, a equipa do Estoril Praia, por 1-0, no Estádio do Dragão, num jogo a contar para a 12.ª jornada da I Liga, com os dragões a consolidarem a liderança da tabela antes do dérbi entre Benfica e Sporting.
O jogo ficou resolvido desde muito cedo, no que ao resultado diz respeito, já que uma autêntica oferta de Jordan Holsgrove a ficar para os pés de William Gomes, ao minuto oito, que não perdoou na cara de Joel Robles.
Com esta vitória, o FC Porto é líder isolado do campeonato nacional, com 34 pontos, mais três que o Sporting e seis que o Benfica, numa jornada que antecede o dérbi entre as duas equipas lisboetas.
Já o Estoril Praia fica estático na 10.ª posição, com 13 pontos em 12 partidas, estando mais próximo dos lugares de descida do que dos que dão acesso às competições europeias para a temporada 2026/27.














