Adam teve paragem cardíaca durante o sono. Polly ladrou e salvou-o
- 25/11/2025
Uma cadela golden retriever foi laureada com a distinção “CPR Heroes” [heróis da reanimação cardiorrespiratória, em tradução livre], da Fundação Britânica do Coração, esta terça-feira, por ter ajudado a salvar a vida do dono, que sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o sono.
Por volta da uma da manhã, Hannah Cooke acordou com a sua cadela, Polly, a ladrar. Normalmente, a patuda de quatro anos dormia durante toda a noite. Contudo, a jovem de 33 anos apercebeu-se de que o marido, Adam, estava a respirar de forma irregular – e, depois, deixou de respirar.
“Quando ouvi o barulho que o Adam estava a fazer, sentei-me na cama, porque já tinha trabalhado como cuidadora e percebi que era o mesmo barulho que ouvia quando as pessoas davam os seus últimos suspiros”, contou Hannah, de Ballinamallard, na Irlanda do Norte.
A jovem entrou em ação imediatamente: chamou uma ambulância e fez manobras de suporte básico de vida no marido até à chegada dos serviços de emergência. A caminho do hospital, os socorristas tiveram de usar um desfibrilhador automático por sete vezes, até que a frequência cardíaca de Adam se normalizasse, contou a CBS News.
O homem, que na altura tinha 37 anos, acordou no hospital ao fim de seis dias, e soube que tinha sido diagnosticado com cardiomiopatia dilatada, uma doença do músculo cardíaco que impede o coração de bombear sangue de forma eficaz.
Após semanas de recuperação e a colocação de um desfibrilador cardioversor implantável no peito, Adam pôde voltar a casa e reunir-se com Polly.
“Quando saí do hospital, nunca esquecerei o momento em que vi Polly novamente e soube como ela interveio naquela noite. Abracei-a e chorei por 20 minutos”, confessou.
Hannah, que também foi distinguida pela Fundação Britânica do Coração, acredita que Polly a alertou da situação “em segundos”.
“Por causa dela, pude fazer manobras de suporte básico de vida quase imediatamente”, acrescentou.
Leia Também: ULS Gaia/Espinho prepara-se para realizar transplante cardíaco















