Acusado de matar amigo em Alojamento Local no Porto conhece hoje acórdão

  • 01/07/2025

O tribunal de São João Novo tem hoje marcada a leitura do acórdão no caso do homem acusado de ter esfaqueado mortalmente um amigo num Alojamento Local (AL), em abril de 2024, no Porto, e tentado desfazer-se do corpo.

 

Segundo a acusação, o arguido e o amigo, ambos de nacionalidade estrangeira, viajaram juntos para o Porto e ficaram hospedados num AL na zona do Bonfim.

O suspeito, por razões não apuradas, terá decidido matar o amigo e desfazer-se do corpo, tendo para esse efeito realizado pesquisas na Internet, assim como comprou uma viagem para outro país.

No dia anterior, e para concretizar o plano que havia traçado, o arguido terá esfaqueado com uma faca de cozinha a vítima com múltiplos golpes na região da cabeça, tronco, braços e, em particular, no pescoço, sustentou a acusação.

Além disso, o suspeito terá ainda mordido a vítima no tórax, braço direito e arrancado o polegar.

De acordo com a acusação, nessa mesma noite, o arguido comprou um saco de viagem de grandes dimensões para transportar o corpo, desfez-se dos pertences da vítima, limpou o apartamento e desligou a câmara de videovigilância.

Na primeira audiência do julgamento, em janeiro deste ano, o arguido, de 24 anos, explicou ao tribunal que ele e o amigo vieram passar uma semana ao Porto e que, ao anunciar a sua decisão de regressar aos Países Baixos, onde residia e trabalhava, os dois se envolveram numa discussão.

Mais tarde, disse, apercebeu-se de que o amigo se encontrava com uma faca na mão com a qual o terá atacado.

"Tentei tirar-lhe a faca da mão", contou, acrescentando que, não o tendo conseguido, teve que se "defender" das alegadas agressões, mordendo-o, até conseguir a faca que acabou por usar para alegadamente matar a vítima.

Sobre os motivos dos acontecimentos daquele dia, o alegado homicida explicou que tudo começou quando se recusou a dar o dinheiro que o amigo lhe pediu para ficar em Portugal.

O alojamento, um estúdio com uma cama, tinha sido alugado e pago pelo alegado homicida.

Foi também confrontado com o facto de alegadamente ter tentado desfazer-se do cadáver, o que foi confirmado por uma testemunha, o motorista TVDE, a quem pediu para o transportar ao aeroporto.

A testemunha contou ao tribunal que, no caminho, o arguido lhe terá explicado o que tinha acontecido e pedido ajuda a troco de "muito dinheiro".

O motorista, ao aperceber-se de que o que acabara de ouvir poderia ser verdade, uma vez que o homem transportava um saco de grandes dimensões na mala, e apresentava ferimentos nas mãos, decidiu dirigir-se para uma esquadra da PSP.

A leitura do acórdão está agendada para as 14:00.

Leia Também: EUA descobrem esquema da Coreia do Norte que financiava armamento

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2814190/acusado-de-matar-amigo-em-alojamento-local-no-porto-conhece-hoje-acordao


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes