Açores prometem "determinação" para manter Ryanair na região

  • 25/11/2025

"Estamos perante uma situação recorrente e, tal como há dois anos, continuaremos com a mesma determinação e vontade em prosseguir a parceria entre os Açores e a Ryanair. Mantemos vias de diálogo abertas explorando todas as oportunidades ao nosso alcance", afirmou a secretária do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral.

 

A governante falava na discussão do Plano e Orçamento dos Açores para 2026, que está a decorrer esta semana na Assembleia Regional, na Horta.

A Ryanair anunciou na quinta-feira que irá cancelar todos os voos de e para os Açores a partir de 29 de março de 2026, justificando a decisão com "taxas elevadas" e acusando o Governo português de "inação", após um aumento de 120% nas taxas de navegação aérea e a introdução de uma taxa de viagem de dois euros.

Hoje, a titular da pasta do Turismo e Mobilidade garantiu que o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) mantém as "vias de diálogo", mas destacou a relevância do destino turístico, adiantando que a região "acabou de obter a certificação nivel II Ouro" de sustentabilidade atribuído pela EarthCheck.

"O comunicado recente da Ryanair coloca-nos perante novas problemáticas, mas não desvirtua o essencial: a excelência do nosso destino e a qualidade do nosso produto", declarou Berta Cabral.

No debate, o PS/Açores criticou a falta de estratégia para o Turismo, considerando que se o Governo Regional "no Verão anuncia rotas, no Inverno anuncia desculpas".

"Como pretendem melhorar as acessibilidades aéreas se denunciam uma passividade, tranquilidade e inação total perante a notícia de abandono da Ryanair, que representa um retrocesso atroz na mobilidade dos açorianos e um duro golpe para o setor turístico?", atirou a socialista Marlene Damião.

Já o PSD, pelo deputado Rúben Cabral, defendeu que a Ryanair é um "grande promotor do destino" Açores, alertando para a necessidade de manter a companhia a voar para a região.

"Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para continuar a contar com Ryanair, como com todas as companhias áreas que voam para os Açores", reforçou.

Por sua vez, Pedro Neves, do PAN, considerou que os Açores não podem ser "subservientes" à Ryanair, ao afirmar que "basta de companhias que andam a brincar com a região".

A 20 de novembro, o Governo da República manifestou "surpresa" com argumentos da Ryanair sobre fim da operação nos Açores, lembrando que a taxa desta rota é a mais baixa da Europa e que a companhia recebeu dezenas de milhões de euros em incentivos.

Já a ANA -- Aeroportos de Portugal disse que o anúncio da Ryanair é uma "surpresa", revelando que "as recentes conversas" estavam "orientadas no sentido de aumentar, e não reduzir" a oferta.

Leia Também: APAVT diz que saída da Ryanair dos Açores "merece a maior atenção"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2894637/acores-prometem-determinacao-para-manter-ryanair-na-regiao#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes