Acordo fechado. Seko Fofana vai mesmo ser reforço do FC Porto
- 01/02/2026
O FC Porto terá alcançado, de uma vez por todas, um acordo com o Rennes tendo em vista a aquisição de Seko Fofana, de acordo com informações adiantadas, ao início da manhã deste domingo, por Fabrizio Romano, jornalista italiano especializado em questões relacionadas com o mercado de transferências.
O entendimento contempla o empréstimo, até ao final da presente temporada de 2025/26, do internacional costa-marfinense, que é, de resto, aguardado na Cidade Invicta já este domingo, para realizar os tradicionais exames médicos e, de seguida, ser formalmente apresentado como o quarto reforço de inverno do plantel às ordens do treinador italiano Francesco Farioli.
O primeiro, recorde-se, foi Thiago Silva, que assinou com os dragões um contrato válido por seis meses (com uma cláusula que permite a renovação por mais uma época, se ambas as partes assim o entenderem), na sequência do final do vínculo que o manteve ligado ao Fluminense ao longo dos dois últimos anos.
Seguiu-se Oskar Pietuszewski, jogador de apenas 17 anos de idade que se vinculou até janeiro de 2029, depois de ter sido recrutado ao Jagiellonia Bialystok a troco de uma verba que pode vir a ascender aos dez milhões de euros, mediante o cumprimento de objetivos desportivos de natureza individual e coletiva.
Na passada sexta-feira, foi a vez de Terem Moffi ter sido apresentado pela direção liderada por André Villas-Boas como reforço para a frente de ataque dos dragões, na sequência de um acordo de cedência a 'custo zero', válido por meio ano, que contempla uma cláusula de opção de compra no valor de oito milhões de euros (mais 250 mil euros em bónus).
Seko Fofana to FC Porto, here we go! Loan deal agreed until the end of the season.
— Fabrizio Romano (@FabrizioRomano) February 1, 2026
Rennes accepted all conditions of loan deal, Fofana will travel to Portugal today for medical tests.
All set for Fofana to Porto. ️ pic.twitter.com/wdQpdTEG8s
Afinal, quem é Seko Fofana?
Natural da capital francesa de Paris, mas com 'raízes' na Costa do Marfim, Seko Fofana deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Paris FC, de onde partiu, rumo ao Lorient, em 2012, e, daí, para o Manchester City, em 2013, quando tinha apenas 18 anos de idade, mas apresentava já talento de sobra.
No entanto, o médio acabou por nunca conseguir estrear-se ao serviço da equipa principal dos citizens, e, após empréstimos consecutivos a Fulham e Bastia, foi vendido à Udinese, em 2016, a troco de 3,5 milhões de euros. Foi, precisamente, ao serviço da formação italiana que colocou em prática as qualidades que lhe eram reconhecidas.
Em 2020, foi para o Lens, por 8,5 milhões de euros, e, em 2023, juntou-se a Cristiano Ronaldo e companhia, no Al Nassr, por 25 milhões de euros. Ainda assim, a adaptação à Arábia Saudita não correu como esperava, pelo que foi, primeiro, cedido ao Al-Ettifaq, e, depois, transferido para o Rennes, onde se mantém até aos dias de hoje, por 20 milhões de euros.
Leia Também: Terem Moffi é o 'joker' de Farioli para o FC Porto-Sporting













