Académico de Viseu chora a morte do técnico de equipamentos
- 16/02/2026
O Académico de Viseu, emblema que milita na II Liga portuguesa, anunciou esta segunda-feira, através de uma nota de pesar partilhada através das suas plataformas oficiais, a morte de Paulo França, técnico de equipamentos da equipa principal de futebol, aos 50 anos.
Numa longa e emotiva nota, o emblema da cidade de Viriato destaca o "amor incondicional" deste elemento da equipa técnica viseense, ele que era uma figura muito querida no seio do Académico de Viseu, refletido num "esforço permanente" e "disponibilidade total". O emblema da Beira Alta revelou ainda que Paulo França "dedicou grande parte da sua vida ao serviço" do clube.
"O seu profissionalismo nos últimos largos anos foi sempre guiado por um amor incondicional a este símbolo, refletido num esforço permanente, numa disponibilidade total e numa dedicação que nunca passaram despercebidas a todos os que com ele trabalharam", sublinha a direção dos Viriatos.
"Respeitado e estimado por jogadores, treinadores, dirigentes e trabalhadores, Paulo França deixa uma marca profunda na estrutura viseense e no coração de todo o mundo academista", acrescentam os mesmos responsáveis
"O Mundo Academista está de luto. A partir de hoje, não jogamos só por nós. Jogamos por este emblema e também pelo Paulo, honrando o seu trabalho e a sua paixão em cada minuto, dentro e fora das quatro linhas. O Académico de Viseu despede-se de Paulo França, endereçando à família, amigos e a todos os que com ele privaram, as mais sentidas condolências. Que o Paulo descanse em paz", terminam os viseenses.
Eis o comunicado na íntegra revelado pelo Académico de Viseu:
"É com profunda tristeza e eterna angústia, que o Mundo Academista recebe a notícia do falecimento precoce de Paulo França, técnico de equipamentos da equipa principal do Académico, que hoje nos deixou, aos 50 anos.
Paulo França dedicou grande parte da sua vida ao serviço do Académico, fazendo deste emblema a sua casa e da camisola academista uma verdadeira missão.
O seu profissionalismo nos últimos largos anos foi sempre guiado por um amor incondicional a este símbolo, refletido num esforço permanente, numa disponibilidade total e numa dedicação que nunca passaram despercebidas a todos os que com ele trabalharam.
Respeitado e estimado por jogadores, treinadores, dirigentes e trabalhadores, Paulo França deixa uma marca profunda na estrutura viseense e no coração de todo o Mundo Academista.
O Mundo Academista está de luto.
A partir de hoje, não jogamos só por nós. Jogamos por este emblema e também pelo Paulo, honrando o seu trabalho e a sua paixão em cada minuto, dentro e fora das quatro linhas.
O Académico de Viseu despede-se de Paulo França, endereçando à família, amigos e a todos os que com ele privaram, as mais sentidas condolências.
Que o Paulo descanse em paz."














