"Absolutamente falso". Cotrim nega acusação de assédio de ex-assessora

  • 12/01/2026

O candidato à Presidência da República João Cotrim de Figueiredo negou esta segunda-feira, à tarde, as acusações recentes feitas por uma ex-assessora da Iniciativa Liberal de assédio sexual.

 

Em declarações aos jornalistas na Covilhã, Cotrim diz que "é absolutamente e completamente falso o que essa senhora pôs a circular" nas redes sociais, referindo-se à acusação de assédio, adiantando que vai ser alvo "de processo de difamação".

"Há política, há política suja e depois há isto que é absolutamente inadmissível, que não percebo como é que em Portugal ainda há gente que acha que consegue fazer política desta maneira", atirou.

"Perguntem às dezenas de mulheres que trabalharam comigo ao longo destes anos se têm alguma razão de queixa, incluindo as mulheres que trabalharam comigo na mesma altura dessa senhora", continuou.

O candidato a Belém considerou que "isto só acontece porque de facto há gente - não sei - com medo, com surpresa de eu estar a crescer" nas sondagens para as eleições de 18  de janeiro.

Cotrim garantiu que não vai ser amedrontado e que irá até ao fim "para apurar quem pôs isto a circular e porque é que mente desta forma descarada".

Por fim, afirmou apenas que não irá acrescentar "absolutamente mais nada" e que o caso "será decidido em tribunal".

Após as declarações aos jornalistas, o candidato a Belém fez ainda uma publicação nas redes sociais onde reitera a sua posição de que as alegações são "completamente" falsas.

"No fim da campanha aparece agora uma acusação de assédio. É completamente falso. Isto é a política mais suja que há. Nunca pensei que pudessem ir tão baixo para me atacar. É indigno", considerou, voltando a dizer que vai processar a autora da denúncia por difamação.

"Tudo isto", continuou, "porque estou a crescer. Venham os ataques que vierem, venham de todo o lado, não nos desmoralizam, vamos até ao fim, por Portugal".

Ex-assessora acusa Cotrim de dizer: "Só falta abrires as pernas comigo"

João Cotrim de Figueiredo referia-se a histórias publicadas por uma ex-assessora no Instagram da própria (apenas para os seus amigos chegados), onde a mesma relatava comentários que o candidato terá tido consigo.

O Notícias ao Minuto teve acesso à publicação, onde a ex-assessora diz que foi um "desafio" trabalhar com Cotrim de Figueiredo "a vários níveis".

"Nunca vou esquecer das várias vezes em que bloqueei quando me disse 'excelente trabalho, só falta abrires as pernas comigo', 'de que tipo de homens gostas?', 'mais grossa ou mais comprida?'", revelou.

E continuou: "Não vou esquecer do que acontece às pessoas que não fazem o que ele quer ou que pensam diferente de si. E dos telefonemas que faz logo a seguir para minar propostas de trabalho."

"Que me acuse daquilo que ele quiser, se tiver ponta por onde pegar; calada estive eu e assim vou continuar, porque não merece que a minha vida seja prejudicada por aquilo que ele fez. Não suporto a ideia de o ver em Belém"

[Notícia atualizada às 18h55]

Leia Também: Apoio de Cotrim a Ventura na 2.ª volta? "Já nada me surpreende"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2918033/absolutamente-falso-cotrim-nega-acusacao-de-assedio-por-ex-assessora#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes