Aberto inquérito contra Presidente do Peru por alegado tráfico de influências
- 13/02/2026
"O Ministério Público abriu uma investigação preliminar contra o Presidente José Jeri pelo suposto crime de tráfico de influências agravado, em prejuízo do Estado peruano", afirmou o Ministério Público.
Esta é a segunda investigação ao líder do Peru desde o início de outubro.
O anúncio do início de uma investigação preliminar ocorreu quando deputados estão a recolher assinaturas para apresentar no parlamento uma moção de destituição de José Jeri por "má conduta funcional e incapacidade" para exercer as funções presidenciais.
O Presidente interino peruano deve ser ouvido pela justiça em 02 de março, de acordo com um documento divulgado pela imprensa local.
A investigação visa determinar "se o chefe de Estado exerceu influências indevidas nessas nomeações".
As contratações em questão foram realizadas entre outubro e janeiro, indicou o Ministério Público.
Este é o segundo processo do Ministério Público contra José Jeri, depois de uma primeira investigação preliminar aberta em janeiro pelo suposto crime de "patrocínio ilegal de interesses", na sequência de um encontro secreto com um empresário chinês com relações comerciais com o governo.
O Peru deve realizar eleições gerais em abril. O país sul-americano atravessa uma crise política prolongada, com sete presidentes desde 2016.
Leia Também: Peru vai recorrer de sentença que impede supervisão estatal do porto de Chancay













