Abel desafia Flamengo no Brasileirão e Luís Castro regressa no Grêmio

  • 26/01/2026

Detentor de um recorde de 12 cetros na prova, o 'verdão' tentará resgatar um título vencido pela última vez em 2023, ao qual se seguiram os êxitos do Botafogo, então orientado pelo português Artur Jorge, e do Flamengo.

 

O Palmeiras vem de dois segundos lugares no campeonato e não levanta troféus há quase dois anos, sendo que, em 2025, não ergueu troféus pela primeira vez numa época desde a chegada de Abel, contratado em 2020.

Essa quebra associou-se ao percurso quase perfeito do Flamengo, que se sagrou campeão brasileiro ao fim de cinco anos e conquistou a Supertaça nacional e o campeonato estadual carioca, antes de ter arrebatado a Taça Libertadores pela quarta vez, com uma vitória na final sobre o Palmeiras, em Lima, no Peru, tornando-se o clube mais titulado do seu país na prova.

O 'mengão' esteve perto de juntar a Taça Intercontinental no fim do ano passado, mas perdeu no desempate por penáltis frente ao tetracampeão francês e campeão europeu Paris Saint-Germain, em Al Rayyan, no Qatar.

O treinador Filipe Luís, cuja carreira de jogador terminou no Flamengo, e o diretor-executivo português José Boto, que nunca tinha trabalhado fora da Europa, arquitetaram uma das épocas mais tituladas da história do clube do Rio de Janeiro, com o qual renovaram os seus vínculos no mês anterior.

A exemplo de anos recentes, Flamengo e Palmeiras voltam a partir como principais favoritos à conquista da Série A, cujo calendário foi antecipado em quase três meses, por causa da paragem para o Mundial2026, que se disputará de 11 de junho a 19 de julho, entre Estados Unidos, México e Canadá, com a presença do pentacampeão Brasil e também de Portugal.

O campeonato costumava iniciar-se em abril, logo após os estaduais, que começaram este mês, marcando o arranque da temporada, mas passam a durar menos tempo, intercalando mesmo as suas fases decisivas com o princípio da maior prova nacional, formada por 38 jornadas, até dezembro.

Além de Abel, campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2022 e 2023 e um dos três técnicos portugueses a vencer o campeonato - depois de Jorge Jesus, com o Flamengo, em 2019, e antes de Artur Jorge -, a competição conta com Luís Castro, contratado em dezembro de 2025 pelo Grêmio.

O ex-treinador do FC Porto, entre outros clubes lusos e estrangeiros, já tinha trabalhado no Brasil de 2022 a 2023, quando liderou por uma época e meia o Botafogo, do qual saiu para comandar os sauditas do Al Nassr, capitaneados pelo avançado e compatriota Cristiano Ronaldo.

A presença de treinadores lusos no Brasileirão intensificou-se desde a passagem gloriosa de Jorge Jesus pelo Flamengo, mas só incide esta temporada em Abel e Luís Castro, visto que Leonardo Jardim deixou o Cruzeiro no mês passado, após conduzir os mineiros à terceira posição.

O emblema de Belo Horizonte tem liderado em investimento na primeira janela de transferências de 2026, ativa até março, e protagonizou a contratação mais cara de sempre no Brasil, ao recrutar o médio Gerson aos russos do Zenit São Petersburgo por 27 milhões de euros (ME) fixos.

Palco emergente fora dos principais campeonatos europeus e do apelo financeiro da Arábia Saudita, o Brasileirão volta a ter como jogador mais mediático o avançado Neymar, que ajudou em 2025 na manutenção do Santos, primeiro clube da sua carreira como sénior, e almeja jogar pela seleção 'canarinha' no Mundial, apesar das constantes lesões e polémicas.

O contingente de atletas lusos tem Cédric Soares (São Paulo), campeão europeu por Portugal em 2016, Nuno Moreira (Vasco da Gama), Rúben Rodrigues e Rúben Ismael (Vitória), Josué (Coritiba) e João Pedro (Remo).

Coritiba e Remo subiram - o conjunto de Belém não pertencia à elite há 32 anos -, assim como o Athletico Paranaense e a Chapecoense, de regresso cinco épocas depois e sempre marcada pelo acidente de avião que vitimou 71 pessoas, incluindo jogadores, treinadores e diretores do clube, em 2016.

O Brasileirão arranca com oito jogos na quarta-feira, incluindo as visitas do Palmeiras ao Atlético Mineiro e do Grêmio ao Fluminense, numa jornada inaugural finalizada no dia seguinte, quando o Botafogo receber o Cruzeiro sob orientação do argentino Martín Anselmi, a cumprir a primeira experiência desde que passou pelo FC Porto, entre janeiro e julho de 2025.

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2926127/abel-desafia-flamengo-no-brasileirao-e-luis-castro-regressa-no-gremio#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes