"A vida humana é prioritária. As próximas 24h vão ser muito complicadas"
- 04/02/2026
O especialista em proteção civil Marco Martins anteviu, esta manhã, na antena da CNN, que as próximas 24 horas vão ser muito complicadas" e lembrou que "a vida humana deve ser uma prioridade".
O especialista começou por considerar que as próximas "12h a 24 horas" vão continuar a ser intensas, prevendo-se "uma madrugada muito impactante" com o risco de ainda mais inundações, desabamentos e vias cortadas.
Nesse sentido, embora reconheça que "é difícil abandonar as nossas empresas e casas", urge lembrar que "não há desculpa para quem esteja numa linha de água que não sai de casa".
"A vida humana tem que ser prioritária. As próximas 24 horas vão ser muito complicadas. As precipitações previstas para amanhã são muito significativas", reforçou, lembrando que "amanhã vamos ter mais água a sair e a inundar"
"Com o aumento do nível da água", lembrou que "há um ponto limite em que a água é tanta que não se consegue gerir", pelo que aconselhou as pessoas a evitarem "comportamentos de risco para evitar que se tornem um trabalho" para as equipas que estão no campo.
Recorde-se que Portugal enfrenta hoje a chegada de uma nova tempestade, ainda com populações privadas de eletricidade e a precisar de ajuda, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que causaram 10 mortes e deixaram 68 concelhos em calamidade. Os feridos contabilizam-se às centenas.
O rasto da tempestade afetou fortemente as vias de comunicação, estradas, caminhos-de-ferro, escolas, deixando populações isoladas e pessoas desalojadas. Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.














