A solução para voltar à rotina saudável depois da época festiva
- 26/12/2025
Imagine ter de começar a pensar na dieta, mas ao seu lado ainda tem uma mesa cheia de rabanadas e outros doces da época?
A maior tentação poderá ser ter de voltar a adiar esse processo. A par disso, pode ainda até justificar o adiamento da dieta com os estragos calóricos da passagem de ano.
Contudo, sabe perfeitamente que depois vai custar a dobrar!
A melhor solução, na verdade, é que nunca tenha perdido o foco ou algumas rotinas saudáveis. Mas se está prestes a começar tudo do zero, tome nota destas sugestões da Rosentrain.
Um passo de cada vez
Não tente recuperar numa hora o que perdeu numa semana! Até porque "reiniciar a rotina não significa reformular tudo da noite para o dia" — e "raramente funciona", acrescentam estes especialistas de treino.
Ao invés vez disso, siga uma abordagem nestes moldes:
Implementar pequenos hábitos (Recuperar uma rotina saudável não consiste somente na implementação de um plano de treino. Pode começar por exemplo por estipular um horário de sono mais benéfico. Depois disso considerar uma alimentação mais equilibrada e quando estiver mais confortável introduzir treinos leves, de forma gradual).
Estes especialistas explicam que aplicação gradual de rotinas é mais vantajosa a vários níveis:
Pequenas vitórias criam impulso
O sucesso gera confiança
O cérebro tende a aceitar a mudança mais facilmente
Leia Também: Muito cuidado! Sete alimentos comuns que dificultam a perda de peso
Organize-se e defina objetivos claros
Comece por fazer uma lista de hábitos que pretende reconstruir ou começar a implementar. O mesmo se aplica a quem pretende iniciar uma rotina saudável pela primeira vez.
Seja disciplinado (pelo menos com um hábito)
Selecione um hábito que acredita que possa ser o mais simples para começar. Foque-se nesse objetivo durante dois ou três dias. Após esse tempo vai perceber que se vai tornando cada vez mais fácil implementar esse hábito na rotina. Assim, conseguirá aplicar essa estratégia com outros hábitos.
A longo prazo, o que se pretende é que mantenha todos esses hábitos que estipular. Portanto, convém ser realista, alertam os especialistas.














