A provocação do FC Porto ao Benfica (e a Mourinho) após o fim do Clássico
- 15/01/2026
O final do jogo desta quarta-feira entre o FC Porto e o Benfica foi, também, vivido nas redes sociais com grande emoção, havendo direito a uma provocação dos dragões a José Mourinho, que poderá ter passado despercida aos olhos dos menos atentos.
Tudo começou na conferência de imprensa do treinador das águias para fazer a antevisão a este duelo a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal, quando o sadino afirmou que o conjunto azul e branco era uma equipa "fácil de analisar".
Ora, as redes sociais do clube da cidade Invicta não perdoaram e a conta do FC Porto publicou uma foto do festejo do único golo da partida, com a descrição a escrever "Futebol Clube do Porto. Fáceis de analisar, difíceis de bater", numa menção clara às palavras do timoneiro da turma da Luz.
Esta derrota deixou o Benfica fora da Taça de Portugal, com o FC Porto a seguir em frente para as meias-finais, onde também se encontram a Torreense e o Fafe, faltando apenas ficar a conhecer o último semifinalista com o vencedor do encontro entre o Sporting e o AVS, que só se realiza no início do próximo mês de fevereiro.
Confira a publicação em questão:
Futebol Clube do Porto.
— FC Porto (@FCPorto) January 14, 2026
Fáceis de analisar, difíceis de bater 🫤#SeguimosJuntos pic.twitter.com/xKQCjWIixi
José Mourinho diz que "melhor equipa não venceu". Farioli discorda
Logo na sequência do Clássico entre os dois eternos rivais, os dois treinadores reagiram aos acontecimentos da partida, com José Mourinho a não concordar com o resultado desta eliminatória.
"As justificações são óbvias: a melhor equipa perdeu, mas a melhor equipa não fez golos e sofreu um. Controlamos o jogo a bel-prazer, contra uma equipa com muita intensidade a defender e a atacar, uma equipa de atletas com DNA de verdadeiros atletas. Gente que corre e pressiona muito, que recupera bola e aprofunda muito, mas o Benfica dominou de início ao fim. Sofremos o golo de bola parada, onde, em função de muitas ausências, os jogadores que estavam em marcação individual eram Barreiro, Dahl e Dedic a marcar Bednarek, Froholdt, Kiwior e companhia", confessou.
"Trabalhamos muito as bolas paradas defensivas porque sabíamos que não tínhamos Otamendi e Enzo - que estava no banco mas era um risco demasiado grande. Controlamos o jogo a bel-prazer, sem muitas oportunidades claras, mas com um domínio que me pareceu claro contra uma equipa que está com moral em alta. Os seus adeptos aceitam que a sua equipa esteja 45 minutos a defender no seu meio-campo em casa e o golo que falhamos no último minuto é elucidativo do que lhe estou a dizer. Se, no jogo passado com o SC Braga, estava chateado com os jogadores, hoje estou chateado pelos jogadores porque fizemos um bom jogo", completou.
Do outro lado, Francesco Farioli discordou totalmente da visão do treinador do Benfica, pelo que falou à imprensa com essa ideia bem vincada.
"Normalmente concordo com Mourinho, mas neste caso não, penso que merecemos o resultado. Estivemos perto de sofrer um golo e tudo bem, mas na primeira parte tivemos duas ou três boas ocasiões, sofremos alguma pressão, o Benfica teve boas oportunidades, são uma boa equipa e nada a dizer quanto a isso. Diria que, no seu todo, a vitória foi merecida. A defesa do Diogo Costa, no final da primeira parte, se fosse golo teria sido anulado porque há um toque com a mão na bola", ripostou o italiano.














