A partir de quantos graus é febre? Afinal, mediu sempre mal a temperatura
- 03/12/2025
Entre a nova variante da gripe ou quaisquer outras constipações da época, no momento de medir a febre podem surgir algumas dúvidas.
O ponto de partida deve passar por perceber que a temperatura corporal não é sempre igual, aliás, pode variar de pessoa para pessoa, sendo influenciada por fatores como a idade, atividades desempenhadas, momento do dia e a parte do corpo em que é medida. Além disso, a Deco Pro test esclarece que a precisão também pode depender do tipo de termómetro escolhido.
A farmacêutica Susana Santos conta à mesma fonte que a "febre consiste na subida da temperatura de, pelo menos, 1ºC acima da média da temperatura habitual da pessoa", sendo esta uma resposta normal do organismo a várias condições, normalmente por infeções devido à presença de vírus ou bactérias.
Onde medir a febre?
Na axila
Este é considerado o método mais usado e prático. No entanto, a especialistas alerta para uma menor precisão e maior demora, quando comparado à medição retal.
Pode considerar-se febre, quando através deste tipo de medição, a temperatura é igual ou superior a 37,5ºC num adulto. Já numa criança pode considerar-se um valor igual ou superior a 37,6ºC.
Para que não restem dúvidas, este método consiste em colocar o termómetro em contacto com a axila ao mesmo tempo que se mantém o braço firmemente apertado junto ao tórax durante alguns minutos.
Leia Também: Hérnia encarcerada: A condição que afetou o Presidente da República
Na boca
Para executar este método basta colocar o termómetro por baixo da língua, com a boca fechada durante três minutos, no caso dos termómetros analógicos, ou até se ouvir o sinal de fim de leitura, nos digitais, descreve a especialista.
Se medir a febre desta forma evite bebidas quentes ou frias 30 minutos antes da medição.
Atualmente, também existem chupetas digitais para medir a febre na boca, mas o procedimento é o mesmo e os valores médios de referência de febre que deve ter em conta são iguais aos da medição através da axila.
No ouvido (tímpano)
Para fazer esta medição é necessário um termómetro próprio.
A temperatura poderá estar "sujeita a grandes variações, inclusive de um ouvido para o outro", descreve a farmacêutica. É aconselhável medir sempre no mesmo ouvido e repetir. Pode ainda ser menos fiável em caso de excesso de cera ou otite.
É considerada febre se nos adultos a temperatura for igual ou superior a 37,7ºC, enquanto nas crianças deverá ser igual ou superior a 37,8ºC.
Este método não é recomendado para crianças com menos de três anos, dado que podem ter um canal auditivo demasiado estreito.
No reto
Esta é a medição mais precisa e indicada para os bebés. A temperatura média de febre de referência é de 38ºC tanto para crianças como para adultos.
A técnica consiste em introduzir a ponta prateada do termómetro no ânus, sem forçar, durante dois minutos ou até ouvir um sinal sonoro.
A especialista sublinha a necessidade de lubrificar a ponta do termómetro com vaselina para facilitar a entrada e a consequente medição.
Como higienizar o termómetro?
Os termómetros de inserção, analógicos ou digitais, que são usados para medir a temperatura retal não devem ser usados para medir a temperatura oral e vice-versa.
Antes e depois de utilizar um termómetro:
Lave-o com água fria e sabão;
Desinfete-o com álcool;
Volte a passá-lo por água fria e seque-o.














