"A minha mãe tem Alzheimer. Doença horrível. É muito duro"
- 15/01/2026
Sandra Silva já tinha partilhado anteriormente que é atualmente cuidadora da mãe, mas agora revelou o problema de saúde da mesma.
Num vídeo em jeito de desabafo, a atriz começou por partilhar: "A minha mãe tem Alzheimer e é uma m****. É uma situação que já vivo há anos e que sabia que um dia ia chegar o momento para falar sobre isto."
"Começou mais ou menos em 2018, portanto, tudo aquilo que eu tenho vivido estes anos é com esta situação presente", acrecentou, contando depois que o estado de saúde da mãe "piorou muito no último ano".
"Até aí era demência e no último ano foi mesmo diagnosticado como Alzheimer. Tem sido muito duro", disse.
Sobre as razões que a levaram a fazer agora esta partilha, Sandra Silva começou por explicar que "sempre partilhou [na sua página de Instagram] aquilo que vive". "E atualmente, desde que estou a viver em casa dos meus pais, vivo isto 24/24, 7 dias por semana. Até aqui vivia apenas quando estava com eles e sempre que o meu pai precisava de alguma coisa, e sempre que era preciso ir a uma consulta. Porque fui desde o início com a minha mãe, gravidíssima do Vasco, com o Vasco com poucos dias... Estive sempre lá", recordou.
Mas não ficou por aqui e confessou também: "Tenho sentido ao longo do processo que é difícil encontrarmos alguém que nos percebe neste tema e, por isso, se conseguir, de certa forma, ajudar nem que seja uma pessoa... É daquelas doenças que não se deseja a ninguém. Interiorizar esta doença é horrível, muito mais sendo a minha mãe. Sinto que perdi a minha mãe há muitos anos."
"É um luto que se faz em vida, é a pessoa estar mas não estar. É muito duro, felizmente não tão duro para ela, mas para quem acompanha é muito, muito duro", acrescentou, por fim.
De recordar que Sandra Silva foi mãe pela primeira vez, do pequeno Vasco, em fevereiro de 2022, fruto do casamento com João Borges, com quem deu o nó no ano passado.
"O ano passado, a situação de saúde da minha mãe agravou imenso"
Recentemente, a atriz já tinha revelado alguns detalhes sobre o estado de saúde da mãe, tendo partilhado que a sua situação "agravou-se imenso no ano passado".
"No ano passado, não só a situação de saúde da minha mãe agravou imenso, e eu cheguei a partilhar aqui, basicamente o que ela teve foram convulsões derivadas da doença. O estado dela agravou muito, acho que não foi pelas convulsões mas agravou muito e eu tive de participar mais na rotina", contou.
"O que aconteceu desde segunda-feira é que o meu pai voltou a trabalhar, passado não sei quantos anos sem trabalhar. Basicamente ele sai muito cedo e chega muito tarde. Ou seja, temos de ser nós a tomar conta da minha mãe de manhã e até ele chegar", explicou também.
"Acima de tudo, a mensagem que quero deixar é que nunca se sabe o que as pessoas estão a passar, isto é uma situação que eu vivo há muitos anos. Imaginem, antes de conhecer o João. O João já me conheceu a viver esta situação. Isso também me deixa emocionada, porque ele aceitou tudo. Quando começamos a namorar com uma pessoa não é só a pessoa, é a bagagem que essa pessoa traz - e a minha é bem pesada", partilhou também.














