"A idade vai-nos trazendo aprendizagem, confiança, certezas"

  • 15/02/2026

O parque de diversões KidZania, no UBBO, em Lisboa, é para Custódia Gallego "uma forma ideal de ensinar os futuros adultos a serem futuros urbanos". 

 

"A usufruírem a urbanidade de uma forma respeitosa e aprendendo sem dor. É a brincar, com prazer só", acrescentou na abertura da loja Auchan, na KidZania, onde esteve com os netos, de quatro e sete anos. 

"Para sermos bons cidadãos temos que perceber as regras, os limites, para podermos respeitar os outros. E aprender assim a brincar é a melhor forma, porque não é por obrigação, não é porque tem que ser. Aprende-se com prazer", comentou ainda. 

Ao recordar o início do seu percurso na carreira de atriz, Custódia Gallego lembrou que "não teve um clique". "Quis aprender medicina e ser médica, e fui. Depois - na minha vivência de aprendizagem - aprendi que havia um Conservatório, que se podia aprender a ser atriz - e não como eu achava, que era com talento, com jeito, com vocação… A vocação não é uma coisa que vem no genes, vai surgindo com a nossa experiência."

"Decidi experimentar, aceitaram-me na escola e comecei a gostar muito daquilo que estava a aprender. E aí percebi que era isso que queria ser", recordou a atriz, estando até ao momento no mundo da representação. E hoje não mudava de profissão. 

"Não, por várias razões, porque gostei da minha experiência como atriz, aprendo muito sobre o ser humano, como eu achava que iria aprender muito na medicina - e também se aprende -, e aprende-se mais ainda sobre os comportamentos humanos e a pensar todo o tempo sobre isso", partilhou. 

"Acho que seremos melhores seres humanos se aprendermos como é que os outros se comportam, como é que os outros são diferentes de nós e como é que os outros têm direito à vida."

Questionada se hoje se sente uma artista mais livre, sem pressões, Custódia Gallego destacou que "isso tem a ver com a idade e não tanto com a profissão". 

"A idade vai-nos trazendo aprendizagem, não só tua, como viver com os outros, de uma forma o mais gratificante e confortável possível, menos conflitos possíveis - que é isso é que moí, isso é que dói, pelo menos a mim", explicou. 

"A idade vai-te trazendo essa aprendizagem, traz-te confiança, mais certezas sobre algumas coisas que tinhas muitas dúvidas. Quanto mais dessa experiência tu tens, e só se adquire, volto a dizer, com o tempo, mais segura e confortável tu te sentes", realçou. 

"Para mim agora é muito fácil não entrar em conflitos. É muito fácil saber o que é que me acalma numa altura que estou stressada. Apercebo muito mais rapidamente do stress que antes, quando era mais nova, parecia que o stress me caia em cima e que não tinha culpa nenhuma de o ter agarrado. E sim, essa parte da idade estou a gostar muito", rematou. 

De recordar que entre as muitas caras conhecidas que estiveram no evento, Marta Faial, Fábia Rebordão e Irma também conversaram com o Notícias ao Minuto. 

"Sinto falta da minha filha, ela igual. Não é fácil a gestão emocional"

Fábia Rebordão esteve à conversa com o Notícias ao Minuto na abertura da loja Auchan da KidZania, no UBBO, em Lisboa, e falou sobre a gestão da carreira com a maternidade, revelando também que está a preparar um novo trabalho.

Marina Gonçalves | 08:04 - 14/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2937513/a-idade-vai-nos-trazendo-aprendizagem-confianca-certezas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes