"A idade vai-nos trazendo aprendizagem, confiança, certezas"
- 15/02/2026
O parque de diversões KidZania, no UBBO, em Lisboa, é para Custódia Gallego "uma forma ideal de ensinar os futuros adultos a serem futuros urbanos".
"A usufruírem a urbanidade de uma forma respeitosa e aprendendo sem dor. É a brincar, com prazer só", acrescentou na abertura da loja Auchan, na KidZania, onde esteve com os netos, de quatro e sete anos.
"Para sermos bons cidadãos temos que perceber as regras, os limites, para podermos respeitar os outros. E aprender assim a brincar é a melhor forma, porque não é por obrigação, não é porque tem que ser. Aprende-se com prazer", comentou ainda.
Ao recordar o início do seu percurso na carreira de atriz, Custódia Gallego lembrou que "não teve um clique". "Quis aprender medicina e ser médica, e fui. Depois - na minha vivência de aprendizagem - aprendi que havia um Conservatório, que se podia aprender a ser atriz - e não como eu achava, que era com talento, com jeito, com vocação… A vocação não é uma coisa que vem no genes, vai surgindo com a nossa experiência."
"Decidi experimentar, aceitaram-me na escola e comecei a gostar muito daquilo que estava a aprender. E aí percebi que era isso que queria ser", recordou a atriz, estando até ao momento no mundo da representação. E hoje não mudava de profissão.
"Não, por várias razões, porque gostei da minha experiência como atriz, aprendo muito sobre o ser humano, como eu achava que iria aprender muito na medicina - e também se aprende -, e aprende-se mais ainda sobre os comportamentos humanos e a pensar todo o tempo sobre isso", partilhou.
"Acho que seremos melhores seres humanos se aprendermos como é que os outros se comportam, como é que os outros são diferentes de nós e como é que os outros têm direito à vida."
Questionada se hoje se sente uma artista mais livre, sem pressões, Custódia Gallego destacou que "isso tem a ver com a idade e não tanto com a profissão".
"A idade vai-nos trazendo aprendizagem, não só tua, como viver com os outros, de uma forma o mais gratificante e confortável possível, menos conflitos possíveis - que é isso é que moí, isso é que dói, pelo menos a mim", explicou.
"A idade vai-te trazendo essa aprendizagem, traz-te confiança, mais certezas sobre algumas coisas que tinhas muitas dúvidas. Quanto mais dessa experiência tu tens, e só se adquire, volto a dizer, com o tempo, mais segura e confortável tu te sentes", realçou.
"Para mim agora é muito fácil não entrar em conflitos. É muito fácil saber o que é que me acalma numa altura que estou stressada. Apercebo muito mais rapidamente do stress que antes, quando era mais nova, parecia que o stress me caia em cima e que não tinha culpa nenhuma de o ter agarrado. E sim, essa parte da idade estou a gostar muito", rematou.
De recordar que entre as muitas caras conhecidas que estiveram no evento, Marta Faial, Fábia Rebordão e Irma também conversaram com o Notícias ao Minuto.














