"A grande fuga": Foca escapa a orcas ao subir à popa de barco. Veja
- 20/11/2025
Uma foca sobreviveu a um ataque de orcas (também conhecidas por baleias assassinas) ao subir para a popa de uma embarcação que passava na zona.
O momento foi captado, quase na sua totalidade, por Charvet Crucker, uma fotógrafa de vida selvagem. A mulher estava a bordo de um barco alugado, numa ilha no mar de Salish, a cerca de 60 quilómetros de Seattle, nos Estados Unidos, quando viu o grupo de orcas - eram, pelo menos, oito, contou à Associated Press (AP).
As baleias assassinas nadavam atrás de uma foca, que aproveitou o barco de Drucker e subiu para a segurança. Os regulamentos de vida selvagem nos Estados Unidos proíbem o toque ou qualquer interferência com o animal, mas permitem a gravação e captação de imagens. Drucker, como a profissional que é, começou a gravar.
"Coitada", ouve-se a mulher a dizer nas filmagens. "Está tudo bem", disse, enquanto a foca parecia estar a olhar para si. "Fica aí, amiga."
As orcas não desistiram. Aliás, pareciam estar a encetar um esforço conjunto para fazer o barco balançar e atirar a foca borda fora.
Os vídeos de Drucker mostram os animais a alinharem-se com a embarcação e a aproximarem-se com mergulhos fortes, que faziam o barco balançar com as ondas.
A ser verdade esta intenção, não seria novidade. Denominada wave washing (na tradução livre, lavagem de ondas), tem sido documentada por cientistas desde a década de 80, segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration.
A técnica funcionou. A foca a bordo escorregou e caiu ao mar, pelo menos, uma vez, mas conseguiu voltar ao seu posto, fugindo das orcas.
Drucker, que tem uma adoração especial por orcas, contou à AP que já chegou a fotografar focas mortas na boca destes animais e que, por norma, até fica feliz por estarem a conseguir alimentar-se. Esta situação, no entanto, foi diferente para si.
"Sou definitivamente da equipa orca, o dia todo, todos os dias. Mas assim que aquela foca entrou no barco, eu meio que me tornei da equipa foca", admitiu.
E a equipa de Drucker venceu, desta vez. A foca manteve-se no seu lugar, em cima do barco, e as orcas acabaram por se cansar da espera. Vendo que não conseguiam caçar a sua presa, acabaram por nada para longe, ao fim de, mais ou menos, 15 minutos desde o início do sucedido.
Pode ver um dos vídeos do momento na nossa galeria.
Leia Também: Rémoras captadas a 'surfar' em baleias na Austrália. Veja as imagens













