A forma como fala pode revelar um transtorno de personalidade. Saiba como

  • 26/12/2025

Os transtornos de personalidade, apesar de serem complexos e exigirem um diagnóstico aprofundado, todos têm uma abordagem diferente e, alguns deles, podem ser identificados através do uso de determinado vocabulário.

 

Este fenómeno é semelhante à teoria que diz que "somos aquilo que comemos", mas neste contexto passamos a ser aquilo que dizemos, ou pelo menos, baseado na forma como também o dizemos.

Os investigadores que chegaram a esta conclusão revelaram ao Science Alert que existem alguns exemplos concretos que sustentam esta teoria.

Os diagnósticos mais comuns através dos sinais de vocabulário podem incluir o transtorno narcisista, antissocial e o transtorno de personalidade borderline.

Contudo, o método de análise não é assim tão simples ou linear e requer sempre outras formas de diagnóstico. Nem sempre se poderá tratar de um transtorno. Estes especialistas explicam que, por vezes, todos poderemos ser um pouco narcisistas, por exemplo, e isso não é necessariamente uma condição clínica que exija um tratamento ou qualquer abordagem psiquiátrica.

Como identificar um possível transtorno de personalidade

Seja através de uma mensagem rápida, um e-mail longo, uma conversa casual com um amigo ou um comentário online, as "palavras que as pessoas escolhem discretamente revelam padrões mais profundos de como pensam, de como se sentem e de como se relacionam com os outros".

Esta investigação, em concreto, partiu de alguns exemplos extremos. Os investigadores guiaram-se por alguns métodos diferentes, sendo que um deles incluía a análise feita por linguistas que analisaram cartas pessoais do serial killer austríaco Jack Unterweger – "amplamente visto como um caso clássico de narcisismo maligno".

Na avaliação da escrita do indivíduo encontraram "níveis incomumente altos de linguagem individualista", isto é, em que o serial killer usava frequentemente um discurso centrado nele próprio, através do uso do "eu", "eu" e "eu", por exemplo. A par disso, mantinha um "tom emocional notavelmente plano".

Numa análise semelhante de cartas de outros assassinos, estes apresentavam algumas diferenças. Exibiam uma "redação grandiosa, distante e focada na dominância".

Para aprofundar esta investigação, alguns psicólogos sustentam que "as pessoas funcionam internamente com base em sofrimentos do passado" e esclarecem que isso se reflete na linguagem. Chegando, por isso a usar uma linguagem mais focada em si e em palavras emocionais com uma carga mais negativa.

Pessoas com "traços de personalidade mais sombrios" tendem a usar linguagem mais hostil, negativa e desconectada, incluindo palavrões ou palavras de raiva, como "ódio" ou outras expressões repetidas para descrever determinadas situações. A par disso, usam menos termos socialmente conectados, como o "nós".

Leia Também: Deprimido assim que acorda? O hábito matinal que o vai ajudar (e muito)

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2909758/a-forma-como-fala-pode-revelar-um-transtorno-de-personalidade-saiba-como#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes