A emocionante história da primeira concorrente cega no "MasterChef"
- 09/12/2025
A sexta temporada do programa da RTP1, "MasterChef", estreou no passado sábado na estação pública. Ao comando estão os chefs repetentes: Diogo Rocha, Rui Paula e Marlene Vieira, que iniciaram a busca pelo melhor cozinheiro de Portugal.
E o primeiro episódio do programa de culinária ficou marcado por um momento muito emocionante que traz uma grande lição a todos: nada é impossível.
Cheia de entusiasmo e coragem, a concorrente Maria Manuela, de 68 anos e vinda de São João da Madeira, decidiu candidatar-se ao programa mesmo com uma condição que, à partida, podia ser um impedimento. Manuela, que já está reformada, é cega há pouco tempo.
A história emocioante e de superação de Maria Manuela
A candidata começou por explicar que "tinha uma vida perfeitamente normal, onde trabalhava, cozinhava, conduzia" mas que a miopia que tinha "ficava sempre pior com as operações".
"Tive um problema de saúde que, gradualmente, acabou por me deixar cega. Não foi nada fácil aceitar a minha situação por complexos e medo. Sentia que as pessoas quando passavam por mim não me cumprimentavam, não sabiam lidar comigo, eu sentia-me invisível. Isso magoava-me muito", explicou.
Depois do diagnóstico, Manuela ficou com a saúde mental mais frágil, o que a levou a ter uma depressão.
"Comecei a entrar numa depressão. Via os cegos na rua com a bengala, sozinhos e independentes, e eu naquela situação fechada em casa. Pesquisei e vim para Lisboa fazer reabilitação. [...] Eu não era nada sem a bengala, é a minha melhor amiga. E cá estou com muita vontade de viver. Ou desistes ou lutas", referiu.
Para Manuela o apoio da família tem sido fundamental. "Tenho a família que eu adoro, que amo e faço tudo por eles e eles por mim", explicou.
"Estou no «MasterChef» para provar que, mesmo sem a visão, consegue-se cozinhar. Os pratos não ficam tão bonitos como eu gostaria mas têm bom paladar. Estar aqui é uma vitória até para quem está na mesma situação que eu e quem não acredita" salientou ainda.
A prova no "Masterchef Portugal"
Maria Manuela escolheu cozinhar filetes de dourada em cama de tomate cherry e contou com o apoio de alguém da produção para fazer as coisas mais práticas como ligar o forno e a placa de indução. Apesar de não ter conseguido o avental branco, o chef Diogo Rocha ofereceu-lhe um estágio no seu restaurante em Viseu, o Mesa de Lemos.
"Foi uma grande honra para mim ser a primeira pessoa invisual a entrar no MasterChef. Foi uma vitória", disse, por fim, Maria Manuela.














