"A cooperação entre a Turquia e o Sudão será reforçada em muitas áreas"

  • 26/12/2025

"A cooperação entre a Turquia e o Sudão será reforçada em muitas áreas, desde o comércio e a agricultura até às indústrias de defesa e mineração", afirmou a Presidência turca num comunicado divulgado pela agência noticiosa estatal Anadolu, após a reunião dos dois líderes esta quinta-feira.

 

O Presidente turco lamentou que o atual conflito no país africano esteja "a levar a uma das maiores crises humanitárias do mundo", acusando os atos que constituem "crimes contra a humanidade, especialmente em El Fasher", a capital histórica da região de Darfur, onde entre 70.000 e 100.000 civis estão presos desde outubro, depois da conquista da cidade pelas Forças de Apoio Rápido (RSF, na sigla em inglês), lideradas pelo ex-número dois do regime militar de al-Burhan, general Mohamed Hamdan Dagalo.

"É necessário tomar medidas sérias e decisivas para prevenir" estes crimes, sublinhou Erdogan.

O chefe de Estado turco manifestou o apoio a uma trégua no país africano, afirmando que "a Turquia deseja preservar a paz, a estabilidade e a integridade territorial no Sudão, e que o objetivo é estabelecer uma paz duradoura através de um cessar-fogo".

"A Turquia continuará a satisfazer as necessidades do povo sudanês (...) através da ajuda humanitária", acrescentou.

O Conselho Soberano do Sudão confirmou a reunião através de um comunicado em que salientou que o seu líder, que tomou o controlo do país através de um golpe militar em 25 de outubro de 2021, foi convidado pelo Presidente turco.

Ambos os líderes, refere a nota, abordaram "o desenvolvimento das relações bilaterais e o impulso das perspetivas de cooperação" entre Ancara e Cartum.

Após o encontro, foi realizado um jantar de trabalho no qual também participaram os ministros dos Negócios Estrangeiros, da Defesa e da Agricultura --- Hakan Fidan, Yasar Guler e Ibrahim Yumakli, respetivamente ---, bem como o chefe dos Serviços Secretos turcos, Ibrahim Kalin, e outros conselheiros da Presidência turca.

A Turquia tem estado ao lado das Forças Armadas sudanesas, que apoiou com o envio de drones e equipamento militar diverso, à medida que foi avançando a guerra eclodida em abril de 2023, devido a divergências em torno do processo de integração das RSF no seio do exército.

A situação provocou o descarrilamento do processo de transição, iniciado em 2019, com um primeiro derrube do regime de Omar Hassan al-Bashir, e depois enfraquecido com o golpe militar conduzido por al-Buhran, que derrubou em 2021 o governo do então primeiro-ministro, Abdallah Hamdok.

O conflito, marcado pela intervenção de vários países em apoio a ambas as partes em guerra, mergulhou o país numa das maiores crises humanitárias a nível mundial, com milhões de deslocados e refugiados.

Leia Também: Chefe do exército líbio morre em queda de jato que perdeu sinal em Ancara

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2909733/a-cooperacao-entre-a-turquia-e-o-sudao-sera-reforcada-em-muitas-areas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes