A combinação de exercícios que reduz os níveis de açúcar no sangue
- 27/11/2025
Um novo estudo publicado na revista Cureus revelou que existem dois tipos de atividades que podem ser muito úteis para reduzir os níveis de açúcar no sangue: ioga e caminhadas.
Para a investigação, os cientistas contaram com a participação de 20 adultos com diabetes tipo 2, dividindo-os em quatro grupos:
1. O que praticaram ioga
2. Os que caminharam
3. Os que combinaram ioga e caminhada
4. Grupo de controlo (que não fez nada de diferente)
Todos os participantes tomavam um medicamento oral para baixar os níveis de açúcar no sangue, sendo que os que tomavam insulina foram excluídos.
Os participantes tiveram de manter as atividades designadas durante três meses, enquanto os pesquisadores monitorizavam os níveis de glicose em jejum e após as refeições.
Descobriu-se que aqueles que faziam caminhadas e ioga tiveram uma melhoria na qualidade de vida. Quanto àqueles que combinaram ioga e caminhadas, as "melhorias foram ainda mais significativas" no controlo da glicemia.
Embora a atividade física não substitua a medicação, esta poderá ser uma grande aliada na luta contra a diabetes tipo 2.
Porque é que caminhar e praticar ioga ajuda a regular o açúcar no sangue?
É importante ressaltar que este foi um estudo piloto, o que significa que é necessário fazer pesquisas mais alargadas.
Contudo, pesquisas anteriormente feitas já tinham associado o ioga e as caminhadas à redução dos níveis de açúcar no sangue.
Em 2022, o Journal of Integrative and Complementary Medicine publicou um estudo que analisou os dados de 28 ensaios clínicos que envolviam pessoas com diabetes tipo 2, descobrindo que aquelas que iniciaram uma prática mente corpo, como ioga, juntamente com a medicação, apresentavam níveis de açúcar mais baixos no sangue do que quando iniciaram a medicação.
Um outro estudo, com dados de 407 pacientes com diabetes tipo 2, publicado este ano, constatou uma queda "significativa" nos níveis de açúcar no sangue em pessoas que praticavam ioga e naturopatia em comparação com aquelas que não praticavam.
"De um modo geral, o exercício ajuda a reduzir a glicose", revelou e médica B. Gisella Carranza Leon ao Prevention. "Quando nos exercitamos, os nossos músculos precisam de energia. A forma mais fácil de obter esse combustível é usar a glicose presente no sangue", realçou.
"Além disso, o exercício físico torna o corpo mais sensível à insulina, o que ajuda a transportar a glicose do sangue para as células", faz ainda saber.
Tendo isto em conta, a médica aconselha os pacientes a praticarem atividades moderadas que incluam exercícios de resistência pelo menos duas ou três vezes por semana.














