"Único caminho que o Governo tinha a seguir era retirar esta proposta"

  • 11/12/2025

António Filipe marca presença na manifestação desta tarde, em Lisboa, e, em declarações à SIC Notícias, considerou que "há uma imensa adesão dos trabalhadores a esta greve geral" e que "esta manifestação é um sinal esmagador do repúdio ao pacote laboral - e do apoio dos trabalhadores a esta forma de luta". "Creio que o Governo o único caminho que tinha a seguir era retirar esta proposta e deixar os trabalhadores em paz", vincou o candidato a Belém.

 

António Filipe frisou ainda que "a nossa legislação laboral precisava era de ser melhorada", uma vez que "não podemos continuar a ter uma economia assente em baixos salários e na precariedade laboral e na desregulação dos horários". "Os trabalhadores têm de ser respeitados. Esta greve geral é uma enorme demonstração de força por parte dos trabalhadores a que o Governo devia estar muito atento", acrescentou.

António Filipe afirmou também, na mesma ocasião, que o ministro da Presidência, António Leitão Amaro, "está em estado de negação", após ter considerado que a adesão à greve geral de hoje é "inexpressiva".

"Não tem noção nenhuma do país em que está, e não tem a noção - ou se tem não a quer assumir -, do enorme repúdio que esta proposta de pacote laboral está a suscitar junto dos trabalhadores", salientou.

Governo desvaloriza greve:

Governo desvaloriza greve: "Esmagadora maioria do país está a trabalhar"

O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, disse esta quinta-feira que a “esmagadora maioria do país está a trabalhar" em dia de greve geral, sublinhando que o Governo mantém "a abertura para o diálogo".

Beatriz Vasconcelos | 12:56 - 11/12/2025

"Faço muita questão de ser visto como o candidato dos trabalhadores"

Questionado sobre a razão pela qual participa na manifestação, sendo candidato a Belém, António Filipe foi taxativo: "O Presidente da República deve estar com as pessoas que trabalham e que criam riqueza neste país, que são os trabalhadores. Faço muita questão de ser visto como o candidato dos trabalhadores. Não sou neutro: estou claramente do lado dos trabalhadores".

Já sobre se o cargo ao qual se candidata não impõe um dever de imparcialidade, o candidato apoiado pelo PCP salientou que "impõe um dever de imparcialidade que é cumprir e fazer cumprir a Constituição". "E cumprir a Constituição é respeitar os direitos dos trabalhadores".

"Não é possível cumprir a Constituição e atacar os direitos dos trabalhadores", concluiu.

Além de António Filipe, recorde-se que anunciaram candidaturas às eleições presidenciais Luís Marques Mendes (com o apoio do PSD), António José Seguro (apoiado pelo PS), André Ventura (apoiado pelo Chega), Catarina Martins (apoiada pelo BE), Henrique Gouveia e Melo, João Cotrim Figueiredo (apoiado pela Iniciativa Liberal) e Jorge Pinto (apoiado pelo Livre), entre outros.

Leia Também: AO MINUTO: Arruadas em todo o país; "Grande derrota do Governo"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/politica/2902829/unico-caminho-que-o-governo-tinha-a-seguir-era-retirar-esta-proposta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes