Últimas forças dos Emirados Árabes Unidos deixam o Iémen

  • 02/01/2026

"Os Emirados Árabes Unidos puseram fim à presença das suas forças de combate ao terrorismo" no Iémen, afirmou um responsável governamental, acrescentando que o país "continua empenhado no diálogo, na desaceleração e nos processos apoiados pela comunidade internacional como única via sustentável para a paz".

 

A decisão dos EAU surge no mesmo dia em que o movimento separatista no Iémen, o Conselho de Transição do Sul (STC, na sigla original), apoiado por Abu Dhabi, denunciou novos ataques sauditas que mataram sete membros das suas forças, que nas últimas semanas tomaram vastas áreas do país.

Tratam-se das primeiras baixas humanas infligidas por Riade, aliada do governo iemenita reconhecido internacionalmente, desde que este assumiu o controlo, em dezembro, de territórios na província rica em petróleo de Hadramout, na fronteira com a Arábia, bem como na região vizinha de Mahra.

Esta ofensiva dos separatistas, que fazem parte da coligação governamental, suscitou a ira das outras fações do governo e de Riade, alimentando as tensões entre a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos.

Sete ataques sauditas foram realizados contra uma base militar das forças do movimento em al-Khasha, causando sete mortos e mais de 20 feridos, afirmou à agência noticiosa francesa AFP o chefe do STC para as regiões de Wadi e do deserto de Hadramout, Mohammed Abdelmalek, que relatou também um ataque terrestre contra o mesmo campo por "milícias" islâmicas e pelo grupo jihadista Al-Qaida.

O porta-voz militar do STC, Mohamed al-Naqib, falou de uma "guerra existencial" contra essas forças que, segundo ele, contam com o "apoio saudita".

Uma fonte dentro do STC relatou mais tarde ataques contra outra base e um aeroporto em Seyoun, uma cidade de Hadramout controlada pelo movimento.

Pouco antes, o governador de Hadramout, Salem al-Khanbashi, anunciou uma operação terrestre das forças governamentais apoiadas por Riade com o objetivo de tomar o controlo das bases militares na região de Hadramout de "forma pacífica".

Fontes sauditas confirmaram que os primeiros ataques desta sexta-feira foram conduzidos pela coligação liderada por Riade, criada em 2015 para apoiar o governo contra os rebeldes Huthis, apoiados pelo Irão, que tomaram a capital Sana em 2014 e, em seguida, grandes partes do norte do país.

Uma fonte próxima do exército saudita afirmou à AFP que a operação não terminará enquanto o STC não se retirar das duas regiões.

Riade exortou repetidamente o STC a retirar-se das regiões conquistadas e já realizou ataques contra as suas posições.

A coligação também bombardeou na terça-feira um carregamento de armas proveniente dos Emirados Árabes Unidos num porto iemenita controlado pelo STC.

Abu Dhabi negou ter enviado armas, mas reconheceu ter enviado veículos "para serem utilizados pelas forças" dos EAU a operar no Iémen, garantindo que Riade soube do carregamento com antecedência.

Na quinta-feira, o STC, que aspira a restabelecer um Estado no sul do Iémen, onde uma República Democrática Popular foi independente entre 1967 e 1990, reafirmou a sua intenção de permanecer nas regiões conquistadas.

Com os Huthis a controlar o norte e o STC no sul, o país enfrenta um clima de desintegração. O Iémen apenas é unificado desde 1990, e conta com dois governos rivais: o Conselho de Liderança Principal e o Conselho Político Supremo, liderado pelos Huthis, apoiados pelo Irão.

Leia Também: Separatistas do Iémen denunciam ataques sauditas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912738/ultimas-forcas-dos-emirados-arabes-unidos-deixam-o-iemen#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes