"Ópera na Prisão" estreia "Passo a passo" na cadeia de Leiria
- 27/01/2026
"Passo a passo" foi criado no Pavilhão Mozart, espaço de criação instalado no interior do complexo prisional e, segundo a Sociedade Artística Musical dos Pousos (SAMP), resulta de "um processo de criação partilhada", em que "a música e a arte surgem como um espaço de expressão, encontro e transformação".
Criado nos últimos meses, o espetáculo envolve jovens reclusos num processo que, para além da criação do objeto artístico, "valoriza o potencial criativo, a responsabilidade e o trabalho em equipa", acrescentou a SAMP em comunicado.
"Mais do que um espetáculo, 'Passo a Passo' promove o desenvolvimento de competências sociais e pessoais, contribuindo para a construção de percursos de integração e para a valorização da arte enquanto ferramenta de inclusão, mesmo em contextos de privação de liberdade", realçou aquela instituição do concelho de Leiria.
"Passo a passo" será apresentado a partir das 10:30 de sexta-feira, no interior do Estabelecimento Prisional de Leiria - Jovens, num momento aberto ao público, que se inscreveu previamente.
Nesta nova proposta nascida de "Ópera na Prisão" - que a SAMP desenvolve desde 2004 -, "o público é convidado a olhar para os jovens reclusos como pessoas com potencial criativo e artístico, capazes de construir algo positivo e significativo".
A arte surge como "um meio para mostrar à sociedade que é possível criar, aprender e crescer, mesmo em contextos de privação de liberdade".
A pensar na reinserção social, a SAMP procura mostrar que esse é "um caminho que se constrói a partir do interior da prisão", porque "a integração social não começa apenas no exterior", mas inicia-se "ainda dentro dos seus muros".
"O projeto tem ainda como objetivo garantir que, quando estes jovens regressarem às suas comunidades, saibam que existe um lugar para a música, e que há pessoas e instituições dispostas a acolher e acompanhar esses caminhos", concluiu a SAMP.
O EPL-J destina-se ao internamento de reclusos jovens adultos dos 16 aos 21 anos, com possibilidade de permanência até aos 25 anos, segundo o sítio na internet da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais.













