Índia e Paquistão trocam lista de instalações nucleares para evitar ataques

  • 01/01/2026

"A Índia e o Paquistão trocaram hoje, através de canais diplomáticos e simultaneamente em Nova Deli e Islamabad, a lista de instalações e centros nucleares abrangidos pelo Acordo sobre a Proibição de Ataques contra Instalações e Centros Nucleares entre os dois países", lê-se num comunicado citado pela agência EFE, divulgado hoje pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia.

 

Acrescenta que "o acordo, assinado em 31 de dezembro de 1988 e em vigor desde 27 de janeiro de 1991, estabelece, entre outros aspetos, que a Índia e o Paquistão devem informar-se mutuamente a cada 1 de janeiro sobre essas instalações".

Este é o 35.º intercâmbio consecutivo dessas listas entre os dois países, tendo o primeiro acontecido em 1 de janeiro de 1992, um mecanismo de confiança que ambas as partes mantêm no âmbito de sua histórica rivalidade nuclear.

Os dois países também trocaram listas de prisioneiros civis e pescadores sob custódia mútua, tendo a Índia dado ao Paquistão listas detalhadas de "391 prisioneiros civis e 33 pescadores sob sua custódia, que são paquistaneses ou se acredita que sejam paquistaneses", confirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano noutro comunicado.

No mesmo comunicado lê-se que "o Paquistão partilhou listas com detalhes de 58 prisioneiros civis e 199 pescadores sob sua custódia, que são indianos ou se acredita que sejam indianos", acrescentou.

O Governo da Índia também pediu "a rápida libertação e repatriação de prisioneiros civis, pescadores juntamente com os seus barcos e pessoal de defesa indiano desaparecido da custódia do Paquistão».

Esta mesma semana, durante o funeral da ex-primeira-ministra do Bangladesh, Khaleda Zia, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, e o presidente da Assembleia Nacional do Paquistão, Sardar Ayaz Sadiq, apertaram as mãos, protagonizando o primeiro contacto direto entre os dois países desde o conflito militar de maio.

Desde então, os funcionários de ambos os países têm evitado em grande medida os contactos públicos e os cumprimentos ou trocas em reuniões internacionais.

Essas aproximações marcam um importante reencontro entre a Índia e o Paquistão depois de, em 22 de abril, os dois países terem passado por um período de tensão que se prolongou até 10 de maio, atingindo níveis nunca vistos desde a guerra de Kargil, em 1999, com ataques com mísseis e drones na disputada região da Caxemira.

Em 10 de maio, as duas potências nucleares concordaram com um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.

A Índia e o Paquistão disputam a soberania da Caxemira, no Himalaia ocidental, desde 1947, quando a independência do subcontinente indiano do Império Britânico resultou numa divisão traumática cujas consequências ainda marcam a relação entre os dois países.

Leia Também: Paquistão regista o número mais elevado de mortes violentas da década

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2912308/india-e-paquistao-trocam-lista-de-instalacoes-nucleares-para-evitar-ataques#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes