É seguro comer as batatas greladas? Nutricionista responde
- 11/02/2026
Encontrar batatas germinadas, isto é, greladas - como se diz popularmente - na despensa é bastante comum. Agora, coloca-se a questão: é segura comê-las ainda assim?
Em declarações ao jornal Metrópoles, a nutricionista Cibele Santos respondeu a esta pergunta.
Porque é que as batatas grelam?
As batatas são tubérculos e, como tal, quando expostas a temperaturas mais elevadas e níveis altos de humidade, iniciam naturalmente o processo de germinação. Ambientes com luz aceleram este processo fazendo com que os grelos apareçam mais rapidamente.
Quando é que ainda é possível consumir batatas greladas?
Segundo a nutricionista, quando uma batata está grelada, tal não significa que tenha de ir imediatamente para o lixo. Se os grelos forem pequenos e esta ainda estiver com uma textura firme, sem alterações de cor ou cheiro, é possível remover as partes germinadas e preparar normalmente, de preferência cozida.
Recomenda-se a que se cortem os grelo e as pequenas áreas que os rodeiam.
Quando é que as batatas greladas devem ir para o lixo?
Se a batata apresentar uma coloração esverdeada, textura murcha e/ou sabor amargo, então significa que tem de ir para o lixo. Estes sinais indicam a acumulação de solanina, uma toxina natural que pode ser prejudicial à saúde.
A solanina concentra-se sobretudo nas partes verdes e nos grelos. Em grandes quantidade poderá gerar desconfortos gastrointestinais e outros sintomas de intoxicação.
Como evitar que as batatas grelem
A melhor forma de prevenir que as batatas comecem a grelar é armazená-las corretamente. Assim recomenda-se a que se mantenha as batatas num local fresco, seco e escuro, longe da exposição à luz e fontes de calor. Procure também que exista espaço entre elas, de maneira a potencializar a circulação de ar.














