É por isto que usar fio dentário é mais importante do que imagina
- 14/02/2026
Acha que o uso do fio dentário só está relacionado com os dentes e com as gengivas? A verdade é que é importante para estes elementos da saúde oral, mas não só. O uso pode ser ainda mais importante do que pensa.
A revista Real Simple falou com alguns especialistas para perceber o que pode andar perder na sua saúde ao não usar fio dentário. Y. Natalie Jeong e Gian Pietro Schincaglia foram os dois nomes com quem falaram sobre este tema.
O que acontece quando usa fio dentário?
A verdade é que o uso do fio dentário pode proteger a saúde oral, mas também todo o seu corpo e organismo. “Escovar os dentes sem usar fio dental é como lavar apenas a frente e o verso de um prato, mas não as laterais”, diz Y. Natalie Jeong.
“A placa bacteriana e as partículas de alimentos que permanecem ali, podem endurecer e transformar-se em tártaro, o que leva a doenças gengivais”, continua. Este tipo de doenças acaba por ser bastante comum e a que mais associa quando não existem cuidados frequentes de saúde oral.
Leia Também: Sementes de papaia. Eis as (surpreendentes) utilidades e benefícios
“A periodontite é uma forma mais grave de doença gengival que afeta as estruturas de suporte ao redor dos dentes, incluindo osso e tecido mole, e pode levar à perda dentária se não for tratada”, revela Gian Pietro Schincaglia.
Como pode afetar o cérebro?
Pode nunca ter pensado nisto, mas a verdade é que o uso de fio dentário pode trazer melhorias à saúde cerebral. “Embora o uso do fio dental por si só não previna doenças neurológicas, uma boa higiene bucal ajuda a reduzir a carga inflamatória diária no corpo e no cérebro”, conta Y. Natalie Jeong.
Em causa estão maus hábitos de higiene que podem deixar as gengivas inflamadas. As toxinas podem entrar na corrente sanguínea e afetar os glóbulos brancas e por sua vez o cérebro.
Como o fio dentário pode afetar o coração?
Da mesma forma que traz benefícios ao cérebro, também o coração sai beneficiado se usar fio dentário com frequência. As bactérias orais podem irritar os vasos sanguíneos ao entrarem na circulação e afetar o coração. “Esta irritação torna os vasos sanguíneos mais inflamados e mais propensos à formação de placas", continua Y. Natalie Jeong.
“O uso do fio dental é uma intervenção anti-inflamatória diária. É um pequeno hábito com um grande impacto. Ajuda a reduzir a inflamação crónica, protege a saúde geral e contribui para a capacidade do corpo curar, funcionar e envelhecer de forma adequada”, esclarece Gian Pietro Schincaglia.
Pelo bem dos seus dentes e gengivas, pare de ignorar estes sinais
Costuma usar o fio dentário? E quantas vezes lava os dentes por dia? Estes hábitos já podem indicar alguma coisa sobre o estado dos seus dentes e gengivas. Contudo, existem outros sinais a ter em conta que mostram como está a sua saúde oral.
O agregador de blogues HuffPost falou com a higienista oral Rachel Thelen para perceber o que não deve ignorar para evitar problemas mais tarde com o passar dos dias e semanas. Começa por explicar a importância de uma boa saúde oral para evitar algumas doenças.
"A maioria das pessoas não percebe que a doença gengival é uma infeção dos tecidos que dão suporte aos dentes e é causada pela placa bacteriana que se acumula", revela. Assim, se a placa não é removida pode acabar por levar a alguma infeção e inflamação.
"Muitas pessoas provavelmente já ouviram falar de gengivite. E também temos a periodontite". Revela que uma doença das gengivas pode começar como gengivite e que progride para uma periodontite quando não é tratada.
Um dos sinais claros de que algo não está bem passa por notar sangue ao escovar os dentes ou ao usar o fio dentário. "Se houver sangue, não é normal. Gengivas saudáveis não devem sangrar", continua. "Gengivas vermelhas, gengivas inchadas e gengivas muito sensíveis são outros dos sinais a que deve estar atento."
Tenha ainda atenção ao mau hálito persistente. Se for algo que não passa com a higiene oral comum, deve ter algum cuidado. Caso sinta também alguma movimentação nos dentes, deverá ficar alerta.
"A movimentação dos dentes é mais comum quando se tem periodontite, quando se começa a perder osso à volta dos dentes. Isso é um sinal muito, muito importante", continua a especialista.














