É por isto que tem mau hálito! Altere já estas 3 (péssimas) rotinas
- 02/02/2026
O mau hálito é uma condição que o afeta a si e a quem o rodeia, podendo chegar a condicionar a autoconfiança e a vida social de muitas pessoas, segundo aponta o dentista Scott Young à Women'sHeal
No entanto, este problema não é somente um indicador de uma má higiene oral.
O mau hálito pode revelar outras patologias, segundo apontam alguns especialistas à mesma fonte.
Causas comuns frequentemente associadas ao mau hálito
Baixo fluxo de saliva
"A saliva atua como o sistema imunológico da boca, ajudando a manter os níveis de bactérias", explica a especialista.
Assim, quem produz menos saliva acaba por "permitir que as bactérias proliferem a boca, o que leva ao mau hálito (entre outros problemas como cáries, gengivite e doença periodontal)", acrescenta Michaela Tozzi.
Este problema é frequentemente causado por alguns tipos de medicação. Se for o caso e se estiver a questionar-se de como combater o baixo fluxo de saliva, esta dentista deixa uma recomendação: "Beba bastante água e use frequentemente uma pasta de dente prescrita com cálcio ou flúor adicionados ou um gel próprio para boca seca".
Está a ingerir alimentos excessivamente ácidos
"Uma dieta ácida pode causar refluxo ácido, que é uma das principais causas do mau hálito", adianta a especialista, acrescentando que estes sintomas, geralemente incluem azia, arrotos, náuseas e paladar amargo"
A médica dentista recomenda que faça um registo alimentar dos potenciais causadores deste problema e gradualmente os vá excluindo, ou pelo menos reduzindo as quantidades.
Má higiene oral
Apesar de uma má higiene oral provocar mau hálito, a dentista Michaela Tozzi explica que a acumulação de placa bacteriana pode originar o "conhecido tártaro", o que por sua vez, "povoca ainda mais mau hálito".
Lavar os dentes nunca é suficiente, precisa de tomar outras medidas preventivas para assegurar uma melhor higiene.
Como usar o fio dentário corretamente?
Este é o método mais recomendado por dentistas para remover a placa bacteriana dos pequenos espaços interdentais, que pode estar a causar mau hálito.
Segundo os especialistas da Deco Pro Test, o uso do fio dentário deve anteceder a escovagem, "para que a ação protetora do dentífrico seja mais prolongada".
"Corte 40 a 45 centímetros de fio dentário e enrole nas extremidades dos dedos médios e segure com o polegar. Introduza o fio dentário suavemente entre cada dente até à gengiva. Quando chegar à gengiva, curve o fio em “C”. Retire o fio com um movimento oscilante. Limpe todos os espaços entre os dentes, incluindo os de trás", descrevem.














