É para o seu bem! 5 motivos pelos quais devia adicionar açafrão ao arroz
- 19/01/2026
Se não acrescenta açafrão - neste caso açafrão-da-terra o cúrcuma - ao seu arroz, então deveria começar a fazê-lo. Para além de o deixar com um aspeto diferente, traz diferentes benefícios para a saúde. O website Boa Forma destaca 5 deles.
1. Combate inflamações e os radicais livres
O açafrão-da-terra tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, para além de substância que ajudam a proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres. Esta função é particularmente útil na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças crónicas.
2. Protege o coração
O açafrão-da-terra também tem benefícios no que diz respeito à saúde do coração, uma vez que ajuda a prevenir o excesso de colesterol. Por outro lado, a curcumina auxilia na prevenção da insuficiência cardíaca.
3. Previne doenças do foro mental
Estudos revelam que os compostos antioxidantes presentes no açafrão, como os carotenoides, podem auxiliar na prevenção de doenças mentais.
Segundo o médico Gabriel Almeida, "estudos demonstraram que a curcumina pode aumentar os níveis cerebrais do BDNF (fator neurotrófico derivado do cérebro), um dos responsáveis pela formação de novas conexões entre os neurónios e também pelo desenvolvimento de novas células desse tipo".
"A deficiência de BDNF parece estar envolvida com uma tendência maior ao desenvolvimento de depressão, ansiedade e mal de Alzheimer. Dessa forma, o açafrão-da-terra pode ajudar a combater essas doença, além de outras condições relacionadas com o envelhecimento", completa.
4. Atua na prevenção dos diabetes
O ácido curmárico e a curcumina são componentes que podem contribuir para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
5. Diminui o risco de cancro
Estudos revelaram que a cúrcuma pode ser benéfica na prevenção de diferentes tipos de cancro. "Foram encontrados indícios de que este componente seria capaz de reduzir a metástase e impedir o desenvolvimento de vasos sanguíneos no tumor de forma a contribuir para a destruição dessa massa de células malignas", notou o médico.
"No campo da prevenção, os pesquisadores observaram que o consumo diário de 4 gramas de curcumina está relacionado com a uma redução de 40% no número de lesões benignas localizadas no intestino grosso, as quais podem tornar-se em cancro do cólon", completou.














