"É o meu primeiro aniversário sem o seu abraço. A saudade só aumenta"
- 21/01/2026
Francisco Gil, filho da cantora Preta Gil, que morreu a 20 de julho de 2025 com apenas 50 anos de idade, recorreu às redes sociais para recordar a mãe no dia do seu aniversário.
Fran, como é conhecido no mundo artístico brasileiro, partilhou uma imagem onde aparece ao colo da artista quando ele era ainda uma criança. Ao completar 31 anos, o músico salientou as saudades que sente da mãe na data em que se assinalam também seis meses desde a sua morte.
"20 de janeiro, ela dizia ser o dia em que ela se realizou e todo ano ela estava lá para me reafirmar isso. Hoje também faz 6 meses que eu tento realizar e compreender essa nova dimensão de presença que a minha mãe se tornou", começa por explicar.
"A saudade que só aumenta. A amor que vive me invadindo e insistindo a todo o instante para não deixar que a dor me tome. Eu escolho sorrir por ela. Eu escolho a felicidade e a alegria por ela. Todo o sorriso, todo o canto, toda a reza, toda a gargalhada, todo o silêncio…. eu sinto a presença da minha mãe em mim. E é nessa presença que vem a força. Me sinto forte, mas nem sempre", refere também Francisco Gil.
Neste que é o primeiro aniversário sem a mãe, o cantor explica que passou os últimos dias com mais saudades do que o habitual.
"É o primeiro aniversário sem o abraço. Passei os últimos dias todos ansiando por essa falta. Ansiando pela saudade que hoje eu sabia que seria bem maior. [...] Axé, mainha! O meu dia sempre foi o seu dia também. Assim sempre será", escreveu, por fim.
Recorde-se que Preta Gil morreu vítima de cancro. A cantora foi diagnosticada com cancro do intestino em 2023 e, mais tarde, em 2024, a doença voltou com metástases. A filha de Gilberto Gil morreu nos Estados Unidos, para onde tinha ido fazer um tratamento experimental.
Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu seguir a música aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o hit "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para a amiga.
O segundo álbum de Preta Gil, intitulado "Preta", foi lançado em setembro de 2005. Em 2010, a cantora lançou seu terceiro álbum, o "Noite Preta", que a levou pelo Brasil inteiro durante sete anos. Após o sucesso da digressão, Preta criou o "Baile da Preta" e, em 2012, lançou "Sou como Sou".
Em 2017, saiu o sexto e último álbum, distribuído apenas em versão digital. "Todas as Cores" tem participação de Pabllo Vittar, Marília Mendonça e Gal Costa (sua madrinha).














