"É o meu primeiro aniversário sem o seu abraço. A saudade só aumenta"

  • 21/01/2026

Francisco Gil, filho da cantora Preta Gil, que morreu a 20 de julho de 2025 com apenas 50 anos de idade, recorreu às redes sociais para recordar a mãe no dia do seu aniversário. 

 

Fran, como é conhecido no mundo artístico brasileiro, partilhou uma imagem onde aparece ao colo da artista quando ele era ainda uma criança. Ao completar 31 anos, o músico salientou as saudades que sente da mãe na data em que se assinalam também seis meses desde a sua morte.

"20 de janeiro, ela dizia ser o dia em que ela se realizou e todo ano ela estava lá para me reafirmar isso. Hoje também faz 6 meses que eu tento realizar e compreender essa nova dimensão de presença que a minha mãe se tornou", começa por explicar.

"A saudade que só aumenta. A amor que vive me invadindo e insistindo a todo o instante para não deixar que a dor me tome. Eu escolho sorrir por ela. Eu escolho a felicidade e a alegria por ela. Todo o sorriso, todo o canto, toda a reza, toda a gargalhada, todo o silêncio…. eu sinto a presença da minha mãe em mim. E é nessa presença que vem a força. Me sinto forte, mas nem sempre", refere também Francisco Gil.

Neste que é o primeiro aniversário sem a mãe, o cantor explica que passou os últimos dias com mais saudades do que o habitual. 

"É o primeiro aniversário sem o abraço. Passei os últimos dias todos ansiando por essa falta. Ansiando pela saudade que hoje eu sabia que seria bem maior. [...] Axé, mainha! O meu dia sempre foi o seu dia também. Assim sempre será", escreveu, por fim. 

Recorde-se que Preta Gil morreu vítima de cancro. A cantora foi diagnosticada com cancro do intestino em 2023 e, mais tarde, em 2024, a doença voltou com metástases. A filha de Gilberto Gil morreu nos Estados Unidos, para onde tinha ido fazer um tratamento experimental. 

Preta Gil deixou a carreira de produtora e publicitária e decidiu seguir a música aos 29 anos, quando lançou seu primeiro álbum. "Prêt-à Porter" traz o hit "Sinais de Fogo", uma composição de Ana Carolina feita especialmente para a amiga.

O segundo álbum de Preta Gil, intitulado "Preta", foi lançado em setembro de 2005. Em 2010, a cantora lançou seu terceiro álbum, o "Noite Preta", que a levou pelo Brasil inteiro durante sete anos. Após o sucesso da digressão, Preta criou o "Baile da Preta" e, em 2012, lançou "Sou como Sou". 

Em 2017, saiu o sexto e último álbum, distribuído apenas em versão digital. "Todas as Cores" tem participação de Pabllo Vittar, Marília Mendonça e Gal Costa (sua madrinha).

As reações à morte de Preta Gil.

As reações à morte de Preta Gil. "A sua força sempre foi uma inspiração"

Preta Gil morreu este domingo aos 50 anos, vítima de cancro. Nas redes sociais multiplicam-se as homenagens de amigos à artista, que estava a fazer um tratamento experimental em Nova Iorque no momento da morte.

Elisa Peralta | 09:27 - 21/07/2025

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/fama/2923919/e-o-meu-primeiro-aniversario-sem-o-seu-abraco-a-saudade-so-aumenta#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes