É isto que acontece ao seu corpo quando dorme 8 horas por noite
- 12/01/2026
Para os especialistas, a grande maioria dos adultos precisa de dormir entre 7 a 9 horas por noite. É por isso que 8 horas acaba por ser o 'número mágico' mais citado, conforme realça o médico Anupamjeet Sekhon, especialista em saúde do sono ao website Real Simple.
"As necessidades de sono não são iguais para todos e podem variar de acordo com a idade, genética, condições de saúde, níveis de stress e ritmo circadiano", realçou a psicóloga Liz Ross.
Ora, se há pessoas que dormem sete hora e sentem-se bem, não tendo necessidade de recompensar as horas de sono, por outro há outras que poderão sentir fadiga, alterações de humor ou confusão mental.
"No final das contas, o melhor indicador de um sono adequado não é uma quantidade específica de tempo, mas sim se acorda a sentir-se descansado, emocionalmente equilibrado e capaz de funcionar bem ao longo do dia", destaca Ross.
O que acontece quando forma 8 horas por noite?
1. Sente-se mais revigorado
Segundo Sekhon, o sono alivia a "pressão do sono" acumulada ao longo do dia. Portanto, descansar o suficiente permite que o cérebro e o corpo se recuperem completamente. Acordará a sentir-se revigorado e pronto para começar um novo dia.
2. Maior equilíbrio emocional
Há uma razão pela qual se irrita mais facilmente quando está cansado.
"O sono desempenha um papel fundamental na regulação das regiões do cérebro responsáveis pelo processamento e pela resposta a estímulos emocionais", notou Ross.
"Dormir o suficiente ajuda a equilibrar a atividade entre a amígdala e o córtex pré-frontal, facilitando a gestão do stress, da frustração e da reatividade emocional", acrescenta.
Assim, quando dormimos bem sentimo-nos mais relaxados e menos instáveis emocionalmente.
3. Regulação do apetite
Quando dorme as horas suficientes, a grelina - hormona que estimula a fome - geralmente aumenta. Por outro lado, "dormir o suficiente previne aumentos desnecessários de grelina", nota Sekhon.
4. O cérebro funciona melhor
"Com um sono adequado, o cérebro consegue concentrar-se totalmente em tarefas e na resolução de problemas, em vez de gastar energia simplesmente a tentar manter-se acordado", afirma Sekhon.
Para além disso, o cérebro consolida memória, processa informações e elimina resíduos metabólicos durante o sono. "Isto leva a uma melhoria na concentração, na memória, aprendizagem e na tomada de decisões", afirma Ross.
5. O sistema imunológico fica mais forte
Dormir o suficiente é uma das melhores coisas que se pode fazer pelo nosso sistema imunológico. Isto porque o sono promove a produção de células que combatem infeções e regula as respostas inflamatórias.
6. Regulação de açúcar no sangue
"Descansar bem melhora o controlo da glicemia", afirma a médica naturopata médica Catherine Darley. Isto porque dormir bem melhora a sensibilidade à insulina, o que permite ao corpo regular a glicose no sangue de forma mais eficaz, mantendo os níveis mais saudáveis de açúcar no sangue.
7. Reduz a inflamação
A privação do sono, juntamente com um estilo de vida sedentário, stress crónico e consumo de alimentos processados, aumenta a inflamação no corpo.














