É falso que vídeo de André Ventura mostre ciganos a maltratar um cavalo
- 27/11/2025
André Ventura partilhou um vídeo a denunciar que os "ciganos maltratam os cavalos" e a questionar "se a esquerdalhada e o PAN ficam em silêncio por ser esta comunidade específica", mas as imagens são de maus-tratos no Egito, em 2018.
Alegação: "ciganos maltratam os cavalos"
Na quarta-feira, 26 de novembro, o presidente do Chega partilhou um vídeo onde se veem dois indivíduos a chicotear um cavalo que caiu na estrada enquanto puxava uma charrete, sobre o qual foi colocada a legenda "ciganos maltratam os cavalos":
Eu nem consigo ver este vídeo todo. Gostava de saber se a esquerdalhada e o PAN ficam em silêncio por ser esta comunidade específica? Uma sociedade evoluída trata bem os animais, ficar em silêncio é cumplicidade! pic.twitter.com/s9MzlmY5T2
— André Ventura (@AndreCVentura) November 26, 2025
"Eu nem consigo ver este vídeo todo. Gostava de saber se a esquerdalhada e o PAN ficam em silêncio por ser esta comunidade específica? Uma sociedade evoluída trata bem os animais, ficar em silêncio é cumplicidade!", escreve André Ventura na publicação feita em várias redes sociais e cujo alcance já ultrapassa os três milhões de visualizações.
Factos: são imagens gravadas no Egito há sete anos
Uma simples pesquisa reversa de alguns fotogramas do vídeo revelam vários artigos que mostram que as imagens não são recentes, não foram gravadas em Portugal, nem estão relacionadas com a comunidade cigana: https://archive.ph/JYTzG (exemplos).
Na verdade, o vídeo original é de 2018 e foi divulgado no âmbito de investigações e denúncias da organização PETA (a sigla em inglês para Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) sobre os maus-tratos a animais utilizados no transporte de turistas no Egito, sobretudo junto às Pirâmides de Gizé: https://archive.ph/TfuJk, https://archive.ph/iykBe e https://archive.ph/iBRxq.
A versão partilhada por André Ventura foi recortada para eliminar pormenores do local, mas as fotos e os vídeos da PETA permitem constatar que o cenário não corresponde a Portugal, mas sim a um país árabe: https://archive.ph/uIEk4).
A avaliar pelas denúncias da PETA, as autoridades e a indústria turística egípcia ainda não conseguiram acabar com este tipo de exploração de animais para fins turísticos nem com os maus-tratos: https://archive.ph/7z8PD, embora alguns operadores já tenham começado a recusar aquele tipo de serviços: https://archive.ph/J4Yh9.
A identificação correta do país foi também partilhada na rede social X (antigo Twitter) por uma conta crítica do Chega, que considera que este é mais um exemplo de "manipulação deliberada".
"André Ventura voltou a mentir. Partilhou um vídeo cortado para esconder onde foi gravado, insinuando que a violência contra animais era obra de ciganos em Portugal. Mas o vídeo é do Egito e os agressores são locais. Manipulação deliberada para espalhar ódio", lê-se num 'tweet' publicado nesta quinta-feira: https://archive.ph/kZy5j.
A Lusa Verifica questionou o Chega e o seu líder sobre se conhecia a data, o local e o contexto do vídeo, bem como que elementos possuía para relacionar as imagens com a comunidade cigana, mas não obteve respostas.
Em dezembro, André Ventura deverá ser julgado pela colocação de cartazes com a frase "os ciganos têm de cumprir a lei" em vários locais do país no âmbito da campanha presidencial que decorre até meados de janeiro.
A ação especial de tutela de personalidade foi movida por seis membros da comunidade cigana que consideram que os cartazes "passam a mensagem de que os ciganos não cumprem a lei", o que "estigmatiza e humilha o povo cigano no seu todo" e "ofende a integridade moral e o direito à dignidade" dos visados.
O julgamento para decidir se André Ventura será obrigado a retirar os cartazes tinha a primeira sessão agendada para hoje, 27 de novembro, mas André Ventura pediu o adiamento por causa da votação do Orçamento do Estado para 2026. A nova data ainda não está decidida, tendo o tribunal pedido aos advogados que indiquem se estão disponíveis nos dias 16 e 18 de dezembro.
Avaliação Lusa Verifica: Falso
É falso que o vídeo partilhado pelo presidente do Chega, André Ventura, para denunciar que os "ciganos maltratam os cavalos" ilustre os maus-tratos a animais por parte desta comunidade. As imagens foram gravadas no Egito, em 2018, e foram divulgadas pela organização PETA no âmbito de uma investigação sobre os maus-tratos a cavalos e camelos utilizados para transporte turistas.
Leia Também: Adiado julgamento para decidir se Ventura retira cartazes sobre ciganos













