"É claramente tempo da ONU ter uma mulher à frente. Não tenho dúvidas"

  • 29/01/2026

Questionado pela agência Lusa sobre se considera um fracasso da ONU se o próximo secretário-geral eleito não for uma mulher, Guterres afirmou que, apesar de não ter poder de voto na matéria, é tempo de ver mulheres nos cargos de maior poder no mundo.

 

"Eu penso que é claramente tempo para as Nações Unidas, como para as principais potências do mundo, ter uma mulher à sua frente. Não tenho dúvidas nenhumas a esse respeito. Agora não me compete a mim fazer a escolha, fazer a decisão, não sou eu que voto, portanto, digamos a minha opinião é irrelevante", indicou, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

O antigo primeiro-ministro português expressou "muito orgulho" no facto de a ONU ter alcançado a paridade de género "ao nível dos altos quadros" da organização, mas defendeu que muito mais deve ser feito.

"Mas, se olharmos as posições de maior responsabilidade a nível mundial, (...) a verdade é que, quer nas Nações Unidas, quer nas posições de liderança dos países mais poderosos do mundo, é tempo de ver mulheres [no poder]", insistiu.

Os Estados-membros da ONU vão escolher este ano o sucessor de António Guterres na chefia da organização multilateral, que, nos seus 80 anos de existência, nunca teve uma liderança feminina.

Embora alguns Estados-membros defendam claramente que uma mulher deverá ser finalmente escolhida para o cargo, essa ideia não é unânime.

Vários candidatos já são conhecidos informalmente, incluindo a ex-presidente chilena Michelle Bachelet, o diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, e a costa-riquenha Rebeca Grynspan, atualmente à frente da agência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (UNCTAD).

Seguindo uma tradição de rotação geográfica nem sempre respeitada, a posição é desta vez reivindicada pela América Latina.

É apenas por recomendação do Conselho de Segurança da ONU que a Assembleia-Geral pode eleger o secretário-geral para um mandato de cinco anos, renovável por mais um mandato.

António Guterres assumiu a liderança da ONU em janeiro de 2017, tendo sido reconduzido para um segundo mandato, que termina no final de 2026.

Leia Também: Guterres vê EUA e China como polos a dividir mundo em esferas de influência rivais

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2928885/e-claramente-tempo-da-onu-ter-uma-mulher-a-frente-nao-tenho-duvidas#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes