É cada vez mais claro quem será o próximo CEO da Apple
- 25/01/2026
No início deste mês de janeiro começaram a circular rumores que a Apple estava a considerar potenciais nomes para substituir Tim Cook no cargo de CEO da ‘Empresa da Maçã’ e, de acordo com a Bloomberg, parece que o sucessor está cada vez mais claro.
A publicação afirma que John Ternus, o atual vice-presidente sénior de Engenharia de Hardware da Apple, pode muito bem ser o escolhido para ser o próximo CEO da Apple. O mais recente sinal está no facto de, no final de 2025, a divisão liderada por este executivo ter passado a supervisionar o trabalho de design dentro da empresa.
Ao que parece, John Ternus é agora o responsável por representar a equipa de design da Apple em reuniões com outros executivos, estando agora encarregue de toda a comunicação que entra e sai nesta equipa.
Serve recordar que, ao longo dos anos, a equipa de design da Apple apenas ‘prestou contas’ aos executivos com mais poder dentro da empresa, nomeadamente ao ex-líder de design Jony Ive até 2019, ao CEO Tim Cook entre 2015 e 2017 e ao antigo COO Jeff Williams até ao ano passado (quando se reformou).
Posto isto, acredita-se que Ternus começará a ficar responsável por cada vez mais áreas ao longo dos próximos meses, permitindo assim a Tim Cook reduzir a carga de trabalho até abandonar o cargo de CEO e tornar-se presidente do conselho de administração. Alegadamente, será nesta altura que Ternus assumirá o cargo de CEO da Apple.
Os rumores que têm circulado indicam que Cook, com 65 anos, deverá abandonar a liderança da Apple ainda este ano.
Alegadamente, Ternus está a ser considerado para o lugar a par de outros executivos de topo da empresa, como é o caso de Craig Federighi (vice-presidente sénior de Engenharia de Software), Eddy Cue (vice-presidente sénior de Serviços), Greg Joswiak (vice-presidente sénior de Marketing) e também Deirdre O'Brien (vice-presidente sénior de Retalho e Pessoas).
Leia Também: Apple deve inspirar-se no ChatGPT para a nova versão da Siri














