Árbitros organizam jornada de protesto após polémica com Fábio Veríssimo

  • 07/11/2025

Bruno Vieira, da associação de Beja, foi o primeiro a demonstrar a contestação, ao entrar antes das equipas de Feirense e Farense, no jogo inaugural da 11.ª jornada da II Liga, tal como, pouco depois, Cláudio Pereira, no embate entre Estoril Praia e Arouca, do primeiro escalão.

 

Os 'juízes' entraram sozinhos no relvado, antes das equipas e sem levarem a bola de jogo, ao contrário do habitual.

Fonte do setor confirmou à Lusa o protesto dos árbitros, assim como as suas reivindicações, nomeadamente alterações e agravamento das sanções disciplinares para todos os agentes desportivos, por forma a pôr termo ao sentimento de impunidade para quem recorre aos ataques a árbitros como estratégia para tentar condicionar, pressionar ou coagir.

Durante a tarde de hoje, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, recebeu o líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Borges, num encontro com caráter de urgência solicitado pela associação, que contou também com a presença do presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Luciano Gonçalves, antigo líder da estrutura de classe, do diretor da FPF Rui Caeiro e do vice-presidente da APAF, Nuno Silva.

"José Borges manifestou, durante a reunião, a intenção de apresentar um conjunto de medidas que os árbitros portugueses pretendem ver implementadas no Regulamento Disciplinar das competições profissionais", refere a FPF em comunicado.

As alterações dos regulamentos de competições, disciplinar e de arbitragem que forem aprovadas no decurso de uma época desportiva só entram em vigor na época seguinte, segundo o Regulamento Geral da LPFP.

No entanto, existem exceções, caso as alterações regulamentares sejam aprovadas por unanimidade, com "expressa menção da data ou prazo da respetiva entrada em vigor", acrescenta o documento no ponto seguinte.

No encontro, a APAF manifestou a "apreensão dos árbitros" com o ambiente vivido no futebol profissional, preocupação também demonstrada por Pedro Proença, que assegurou que "tudo irá fazer para, dentro das suas competências e das responsabilidades da FPF, contribuir para um clima de tranquilidade".

Proença lembrou ainda a importância de existir "tranquilidade no sei do futebol profissional", numa altura em que se aproximam decisões "urgentes quanto a temas estruturantes", como a centralização dos direitos audiovisuais, a reformulação dos quadros competitivos ou a redução de custos.

Leia Também: Reinaldo Teixeira e o 'caso Fábio Veríssimo': "Nada mais a dizer"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/desporto/2884907/arbitros-organizam-jornada-de-protesto-apos-polemica-com-fabio-verissimo#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes