África tem um papel incontornável na transição verde, diz João Lourenço

  • 22/11/2025

Intervindo na segunda sessão da cimeira do G20, dedicada aos temas da redução do risco de catástrofes, alterações climáticas e sistemas alimentares, João Lourenço afirmou que o encontro reveste-se de "um caráter fundamental para a renovação e o reforço dos compromissos coletivos multilaterais", em prol de um desenvolvimento global equitativo.

 

"Para este efeito, o continente africano contribuirá de forma ativa por intermédio da Zona de Comércio Livre Continental Africana, um dos maiores mercados económicos integrados do mundo", destacou o chefe de Estado angolano e presidente em exercício da União Africana.

João Lourenço notou que a recuperação após a pandemia realçou a importância de um mundo resiliente, mas que o planeta continua a enfrentar efeitos e impactos catastróficos do aquecimento global.

"As alterações climáticas são uma realidade e têm vindo a afetar gravemente a segurança alimentar ao perturbarem os sistemas alimentares, para além de gerarem conflitos e provocarem deslocações de pessoas, agravando ainda mais a crise humanitária existente", sublinhou.

O chefe de Estado angolano referiu-se aos programas de ação africanos focados no desenvolvimento agrícola e nos sistemas alimentares, enaltecendo a liderança da presidência sul-africana no avanço da agenda global de segurança alimentar e nutricional.

Por outro lado, realçou que "as transições para uma energia justa e verde requerem a estabilização da situação de paz e segurança, particularmente em África, além do reforço da resiliência".

"Nesse sentido saudou também os resultados da COP30, em Belém do Pará, no Brasil, e sublinhou que o G20 deve reafirmar o seu compromisso com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e o Acordo de Paris e mobilizar esforços para acelerar a implementação de todos os objetivos, especialmente no que respeita ao financiamento climático.

João Lourenço lembrou que Angola, que preside atualmente à União Africana, "assumiu a liderança na congregação dos parceiros de desenvolvimento de África" para financiamento das infraestruturas continentais críticas.

A União Africana participa pela segunda vez como membro permanente do G20, passando a integrar o fórum ao lado das maiores economias mundiais.

O G20 reúne 19 países, a União Europeia e a União Africana para coordenar políticas sobre economia global, finanças, clima e desenvolvimento sustentável.

A cimeira decorre pela primeira vez em África tendo sido a presidência rotativa do G20 atribuída à África do Sul, que assumiu o compromisso de levar o fórum ao continente para reforçar a representação africana nas decisões multilaterais.

Leia Também: Merz apela à responsabilidade do G20 para pôr fim à guerra na Ucrânia

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2892921/africa-tem-um-papel-incontornavel-na-transicao-verde-diz-joao-lourenco#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes