África do Sul "faz pausa" do G20 durante a presidência dos EUA em 2026

  • 04/12/2025

"Por enquanto, estamos a fazer uma pausa até retomarmos a programação normal", afirmou o porta-voz da presidência sul-africana, Vincent Magwenya, depois de os Estados Unidos anunciarem que vão excluir este país africano dos trabalhos preparatórios e da cimeira prevista para o final de 2026, nos EUA.

 

"Em 2027, quando o Reino Unido assumir a presidência do G20, a África do Sul poderá participar novamente de forma significativa e substancial em questões de real importância para o resto do Mundo", acrescentou, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A declaração do porta-voz nas redes sociais surgiu poucas horas antes de o chefe de Estado da África do Sul, Cyril Ramaphosa, ter indicado que ainda não tinha recebido a decisão norte-americana "por escrito".

A África do Sul é "um membro de pleno direito do G20 e a sua presidência foi considerada um sucesso a nível internacional", recordou o líder sul-africano numa conferência de imprensa.

A resposta da África do Sul surgiu depois de o chefe da diplomacia norte-americana, Marco Rubio, ter garantido, na quarta-feira, que "os Estados Unidos não convidarão o Governo sul-africano a participar do G20 durante" a sua presidência, acrescentado que a cimeira do G20 em Joanesburgo deu destaque a "temas radicais", sem levar em conta as objeções dos EUA.

As relações entre Washington e Pretória estão no nível mais baixo desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, que tem multiplicado os ataques contra o Presidente sul-africano e o seu Governo, nomeadamente acusando, sem fundamentar, o país africano de "perseguir" os 'afrikaners', descendentes dos primeiros colonos europeus.

"Notícias falsas e enganadoras; o G20 realizado na África do Sul foi um dos mais bem-sucedidos, como foi reconhecido por todos os líderes mundiais presentes; a declaração adotada foi elogiada como uma das mais progressistas e um grande passo em frente para posicionar o Sul global como um parceiro igualitário na família das nações", afirmou nas redes sociais o ANC, partido no poder e do histórico Nelson Mandela.

O G20 é composto por 19 países, para além da União Europeia e da União Africana, e representa 85% do Produto Interno Bruto mundial e dois terços da população.

Leia Também: Chefes de Estado e de Governo adotam declaração conjunta no G20

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2899412/africa-do-sul-faz-pausa-do-g20-durante-a-presidencia-dos-eua-em-2026#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes