À dezena é mais barato. Portugal faz o pleno e disputa quartos com Itália
- 29/11/2025
A seleção portuguesa de futsal feminino voltou a vencer no Campeonato do Mundo da modalidade, depois de bater a seleção da Nova Zelândia, por 10-0, este sábado, numa verdadeira aula deste desporto de pavilhão dada pelas jogadoras comandadas por Luís Conceição, na PhilSports Arena, em Pasig City, nas Filipinas.
A equipa das quinas começou desde cedo a demonstrar o que já se previa, que era um domínio avassalador sobre uma seleção neozelandesa muito frágil.
Os golos começaram a surgir desde muito cedo, com Janice a inaugurar o marcador e a fazer o seu primeiro golo nesta competição, aos dois minutos.
O segundo golo ainda tardou em surgiu, com a defensiva da Nova Zelândia a ser coesa e a adiar novo tiro certeiro português, aos sete minutos, por intermédio de Débora Lavrador.
Seguiram-se três golos em dois minutos, com Janice a bisar no encontro antes de Maria Pereira e Fifó alargarem a vantagem no marcador. Inês Matos fechou as contas da primeira parte, com um 6-0 no placar.
A segunda metade foi bem mais contida no que a golos diz respeito, com apenas quatro golos nos segundos 20 minutos cronometrados, todos para a seleção portuguesa, marcados por intermédio de Maria Pereira, que bisou na partida, de Kaká, Martinha e ainda Leninha.
Com esta vitória, Portugal assegurou o primeiro lugar do grupo C, com um pleno de vitórias e um saldo impressionante entre golos marcados e sofridos de 22.
Quem se segue no caminho de Portugal?
Portugal já sabe que irá jogar os quartos-de-final do Campeonato do Mundo na próxima terça-feira, dia 2 de dezembro, frente ao conjunto da Itália, que venceu este sábado a equipa do Irão, por 3-1, depois de ter estado a perder ao intervalo por 1-0.
Portugal sabe também que só terá de defrontar a tricampeã europeia Espanha ou as campeãs do mundo (não oficiais) Brasil na grande final, uma vez que o emparelhamento do sorteio assim o delineou, com o adversário das meias-finais, caso as portuguesas lá cheguem, será frente ao vencedor do Argentina-Colômbia, que marcam um encontro sul-americano nos 'quartos'.
Do outro lado da chave, Espanha e Marrocos lutarão por um lugar nas 'meias', onde terão pela frente o vencedor do Brasil frente ao Japão, que ficou em segundo lugar do grupo de Portugal, abrindo a hipótese de um grande jogo entre Espanha e Brasil para decidir um dos finalistas deste Mundial de futsal feminino.
Recorde-se que esta é a primeira edição do Mundial de futsal feminino, tendo começado a 27 de novembro e com a final agendada para dia 7 de dezembro.
Portugal está em busca do título, depois de ter sido finalistas nos Campeonatos da Europa de 2019 e 2022, e semifinalista em 2024.
Em prova estão mais 15 seleções, sendo que o lote ficará reduzido a oito equipas nos quartos de final. A Argentina e Espanha são as outras duas seleções com lugar assegurado na fase seguinte, juntando-se a Portugal no lote de apurados.
A fase de grupos ficará encerrada até ao final deste sábado e a fase a eliminar arranca dois dias depois, na segunda-feira.
[Notícia atualizada às 12h06]
Leia Também: Portugal vence Japão e garante quartos no Mundial de futsal feminino













