8 coisas (pouco faladas) das quais se deve livrar antes do ano acabar
- 30/12/2025
Ano Novo, vida nova, já diz o ditado. Esta é uma altura ótima para recomeços e para isso nada melhor do que preparar o ambiente para o início de mais uma jornada.
O website de Martha Stewart esteve à conversa com organizadores profissionais que fizeram uma lista de 8 coisas das quais se deve livrar antes de terminar o ano.
1. Decorações de Natal que já não usa
Hillary Fors, organizadora da Sorted & Styled, aconselha a deitar fora as decorações de Natal que nem sequer saíram da caixa.
"Se as ignorou este ano, irá ignorá-las o ano que vem" revelou. "Guarde aquelas que deram vida a esta temporada e o resto deixe ir embora", completa.
2. Alimentos da despensa prestes a sair do prazo
A despensa também é daqueles espaços em casa que fica sempre para depois na hora de organizar. Forst aconselha a uma reorganização do espaço, que irá facilitar a sua vida na hora de preparar as refeições.
"Doe os itens fechados enquanto ainda estão seguros para serem consumidos por quem precisa. Liberte espaço para os alimentos que realmente come hoje, em vez daqueles que pretendia comer no ano passado", realça.
3. Produtos que comprou e não gostou
Todos já compramos produtos dos quais não gostamos, como um creme hidratante ou uma base com a cor errada. O melhor é livrar-se desses objetos.
Vá ao armário da casa de banho e coloque de lado os produtos esquecidos ou que já não usa. Se ainda estiverem bons para consumo ofereça aos amigos.
4. Objetos sem par ou com peças em falta
Um recipiente de plástico sem tampa ou uma meia perdida na gaveta sem par... A organizadora Brooke Hawkins aconselha-o a livrar-se desses objetos inúteis.
5. Pilhas antigas
Normalmente tendemos a guardar pilhas usadas (e por vezes gastas) na gaveta onde colocamos tudo, acabando por se acumularem. Verifique aquelas que ainda funcionam e livre-se das restantes. Lembre-se de as colocar no pilhão, para serem recicladas.
6. Caixas vazias
Quando compramos um novo eletrodoméstico ou aparelho eletrónico há a tendência de se guardar a caixa, para a possibilidade de se ter de devolver ou trocar.
No entanto, se o seu computador, por exemplo, já tem mais de seis anos, esta embalagem estará a ocupar espaço que poderia ser usado para outros fins.
7. Manuais de eletrodomésticos (ou outros aparelhos eletrónicos)
É o mesmo raciocínio das caixas vazias. Segundo Murphy, não vale a pena guardar o manual de um frigorífico que já tem 10 anos. Se precisar tem sempre a versão digital.
8. Objetos que causam stress e não alegria
Todos nós temos coisas em casa que já não são úteis. Briana e Erica Spruille, organizadoras profissionais da Just BE LLC, chamam a atenção para os objetos que já não trazem alegria.
"Se há brinquedos que constantemente levam a discussões, utensílios de cozinha que ninguém sabe usar ou objetos espalhados pelas áreas de maior circulação que geram tensão todos os dias, livre-se deles", aconselham.














