7 alimentos que não deve reaquecer no micro-ondas
- 18/12/2025
Os micro-ondas revolucionaram a culinária doméstica na década de 1960 permitindo que se reaquecesse uma série de alimentos sem ter de se recorrer ao fogão, poupando tempo e energia.
Contudo, por mais que o seu uso seja prático, nem todos os alimentos são adequados para serem reaquecidos neste eletrodoméstico.
Um artigo do website de Martha Stewart destaca 7 alimentos que não devem ir ao micro-ondas, mais as alternativas nestes casos.
10 alimentos que não deve reaquecer no micro-ondas
1. Pizza
Reaquecer fatias de pizza no micro-ondas deixa-as com um textura mole e uma crosta de 'borracha'. O melhor será reaquecê-la no forno ou numa air fryer a 190ºC.
2. Fritos
Nuggets de frango, batatas fritas ou outro tipo de cozinhados fritos não devem ir ao micro-ondas sob pena de ficarem com uma textura mole. A humidade acaba com o lado crocante e o óleo espalha-se de forma irregular, deixando o alimento gorduroso.
Deverá reaquecer estes alimentos numa grelha no forno a 150ºC.
3. Ovos
Se alguma vez colocou um ovo cozido no micro-ondas, então percebeu que ao fim de alguns segundos este explodiu. Isto porque a humidade quente no seu interior transforma-se em vapor, aumentando a pressão interna.
Já no que diz respeito a ovos mexidos ou omeletes ao irem ao micro-ondas adquirem uma textura de borracha.
Poderá reaquecer os ovos cozidos em água a ferver. No caso dos ovos mexidos poderão ir ao forno cobertos com uma folha de papel alumínio de maneira a não perderem a humidade e suculência.
4. Massa
Depois de passar pelo frigorífico, a massa absorve a humidade do molho, acabando por ficar seca. O micro-ondas retira a humidade restante, deixando-a com uma aspeto pegajoso.
Deverá reaquecer a massa com um pouco de água no fogão em lume brando, mexendo frequentemente. Para massas sem molho basta que as mergulhe rapidamente em água a ferver.
5. Bifes
O micro-ondas estraga um bom bife, isto é um ponto assente. O interior da carne fica cozido demais o que faz com que fique com uma textura de 'sola de sapato'.
Para o reaquecer envolva-o em papel de alumínio e aqueça-o no forno a 175ºC. Para uma finalização mais crocante, sele-o rapidamente no fogão.
6. Tacos
As tortilhas de farinha ficam com uma textura de 'borracha', enquanto as de milho se esfarelam. Para além disso, a gordura vegetal hidrogenada e os conservantes das tortilhas de supermercado faz com que fiquem com um sabor azedo e desagradável.
Para reaquecer, retire os alimentos frescos, como a alface, e leve os tacos ao forno a 190ºC.
6. Pão
Ao aquecer pão no micro-ondas irá desencadear uma alteração do amido. Ao inchar, este recristaliza-se, compactando-se em ponto densos e duros, deixando o pão rijo.
Para preservar a textura deverá apostar no aquecimento mais lento numa torradeira ou forno. Se o pão for crocante, então borrife-o com água e embrulhe-o no papel alumínio antes de o reaquecer.
7. Sobras com mais de quatro dias
As sobras podem ser guardadas no frigorífico durante 3/4 dias ou 3/4 meses no congelador. Ou seja, nenhum micro-ondas conseguirá salvar as sobras que passaram do ponto ideal de consumo.














