6 coisas que devia retirar do congelador o mais rápido possível
- 03/02/2026
Guardar os alimentos no congelador ou arca frigorífica é uma das formas mais eficientes de prolongar a vida dos alimentos. No entanto, há exceções a esta regra. Especialistas em segurança alimentar revelaram 6 coisas que deve descartar o mais rápido possível do seu congelador. Tome nota.
-
Recipientes ou frascos de vidro rachados
O armazenamento inadequado de alimentos em recipientes de vidro é um dos maiores risco à segurança alimentar. Verifique se todas as suas embalagens de vidro estão em condições e sem rachas na superfície. Tenha atenção, porque em alguns casos o recipiente poderá partir-se, fazendo com que pedaços de vidro se espalhem.
2. Recipientes queimados pelo gelo
Alimentos com queimaduras por causa do frio não são um risco à segurança alimentar, contudo podem afetar a qualidade, conforme realça Shannon Stover, especialista em segurança alimentar.
"A queimadura por congelamento acontece quando o alimento perde humidade e é exposto a mudanças extremas de temperaturas ou quando está no congelador muito tempo em exposição ao ar", realça.
Se encontrar alimentos assim, então deverá avaliá-los cuidadosamente antes de os descartar (de maneira a evitar o desperdício alimentar).
3. Alimentos com cristais de gelo
Os cristais de gelo formam-se quando as temperaturas oscilam em alimentos congelados. Isto acontece em situações em que se congelam os alimentos pela segunda vez, por exemplo.
Para evitar isto recorra a embalagens herméticas e evitar encher demasiado a arca de maneira a que o ar possa circular adequadamente.
4. Cubos de gelo antigos
Em estações mais frias, os cubos de gelo tendem a ficar no congelador por um longo período de tempo. Com o tempo, o gelo pode absorver odores desagradáveis. É importante que os renove com frequência.
5. Carne misteriosa
Carne sem etiqueta, que anda perdida no seu congelador, deve ser descartada imediatamente. Os especialistas aconselham a etiquetar-se todas as embalagens de maneira a evitar que isto aconteça.
As embalagens do supermercado não são as mais adequadas, pelo que quando comprar a carne deverá guardá-la nos recipientes próprios, colocando as etiquetas das embalagens originais.
6. Alimentos expostos a derrames de carne crua
Se reparou que a carne crua derramou sobre outros alimentos do congelador terá que os deitar fora. De seguida, desinfete o espaço.














