5 sinais de que está com falta de vitamina D (que passam despercebidos)
- 06/02/2026
Com os dias consecutivos de chuva que se têm sentido nas últimas semanas é difícil conseguir os níveis recomendados de vitamina D, que se adquire em grande parte através da exposição ao sol.
Mas como saber se temos falta de vitamina D?
O website Silicon Canals destaca 5 sinais que indicam este quadro e que passam despercebidos na maioria das vezes.
1.Olheiras que nunca desaparecem
Sabe aquelas manhãs em que acorda e precisa de usar corretor para disfarçar as olheiras mesmo tendo dormido bem? Tal poderá indicar falta de vitamina D.
Esta vitamina desempenha um papel fundamental na qualidade do sono e na saúde da pele. Quando os seus níveis estão muito baixos, o corpo tem dificuldade em regular os ciclos de sono.
2. Inchaço inexplicável no rosto
Já reparou que há dias em que o seu rosto está mais inchado? A vitamina D ajuda a regular a retenção e líquidos, assim como a inflamação no corpo. Em quantidade insuficiente, pode levar a um inchaço constante, que é sobretudo visível nas bochechas.
Este é um sinal difícil de identificar, uma vez que normalmente se atribui ao consumo de sal, alergias e hormonas.
3. Tez demasiado pálida e sem vida
Há peles que naturalmente são mais claras, contudo, quando demonstram uma aparência mais pálida e sem brilho, poderá dever-se à falta de vitamina D.
Esta vitamina é essencial para o crescimento e reparação das células da pele e sem ela a tez pode adquirir uma aparência acizentada e sem vida. A vitamina D ajuda a pele a manter a função de barreira natural, promovendo a remoção celular. Quando os níveis estão baixos, as células mortas acumulam-se à superfície, criando uma aparência opaca e acinzentada.
4. Manchas e pele a escamar na zona dos olhos
As manchas e a pele a escamar perto dos olhos poderão indicar um problema de falta de vitamina D. Segundo o Healthline, "a deficiência de vitamina D está ligada a um maior risco de desenvolver várias doenças oculares como olhos secos, retinopatia diabética, miopia (dificuldade em ver ao longe) e degeneração macular relacionada à idade".
A pele à volta dos olhos é particularmente vulnerável à deficiência de vitamina D, pois já é propensa a ressecar. Quando o corpo carece deste nutriente, não consegue manter os níveis de hidratação adequados, nem fortalecer a barreira protetora da pele. O resultado é uma pele a escamar e irritada, que pode mesmo desenvolver pequenas feridas ou uma sensação de que está a ser repuxada.
5. Erupções cutâneas em forma de borboleta ou rubor facial sem motivo aparente
A falta de vitamina D poderá levar ao desenvolvimento de rosácea leve nas bochechas e nariz.
O Healthline refere que a "a deficiência de vitamina D pode contribuir para o lúpus”, uma condição frequentemente caracterizada por uma erupção cutânea em forma de borboleta no rosto.














