3 receitas de pipocas para acompanhar a noite eleitoral no sofá
- 08/02/2026
Já está a escolher o filme para ver daqui a pouco ou vai acompanhar a noite eleitoral? E as pipocas, já estão prontas? Se este pormenor ficou esquecido, nada como passar uns minutos na cozinha para resolver a questão. Temos três receitas de pipocas bem simples.
Gosta com canela? Ou então de uma versão mais saudável que até vai ao forno? E o que nos diz a uma versão com sabor a pizza? Sim, leu bem.
Pipocas com canela
A receita é da revista BBC Good Food. Veja como são simples de preparar.
Ingredientes:
50g de açúcar mascavado
10g de manteiga
3 colheres de natas cremosas
1 pitada de canela em pó
25g de milho de pipoca
Modo de preparação:
1- Coloque o açúcar numa panela pequena com duas colheres de sopa de água e dissolva em lume brando. Deixe ferver, mas não mexa. Quando o açúcar estiver com cor de caramelo, acrescente a manteiga. Retire do fogão e despeje as natas, mexa vigorosamente e, a seguir, acrescente a canela.
2- Coloque o milho numa panela, no fogão, e tape durante quatro minutos. Depois retire do fogão e despeje, em cima, a calda, mexendo as pipocas até ficarem revestidas.
Leia Também: Três sobremesas com a bolacha do momento (e sem ser o cheesecake japonês)
Pipocas no forno
Esqueça as pipocas clássicas e faça umas com toque especial de manteiga de amendoim e caramelo. Siga as indicações do EatWell 101.
Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo de canola
1/2 chávena de milho para pipocas
1/2 chávena de amendoins
2/3 chávena de açúcar mascavado
2/3 de chávena de xarope de milho
2 1/2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 colher de chá de sal
1/2 chávena de manteiga de amendoim cremosa
1 colher de chá de extrato de baunilha
Sal marinho para polvilhar (a gosto)
Modo de preparação:
1- Ligue o forno a 120ºC.
2- Comece por aquecer o óleo numa panela grande em lume médio/alto. Coloque o milho na panela e tape. Deixe cozinhar ao longo de quatro minutos e tente agitar a panela com frequência. Retire a panela do lume, remova a tampa e adicione os amendoins.
3- Depois, numa panela média, misture o açúcar mascavado, o xarope de milho, a manteiga e o sal. Deixe ferver em lume médio e cozinhe durante três minutos. Mexa ocasionalmente. Retire a panela do lume e junte a manteiga de amendoim e o extrato de baunilha. Despeje a mistura em cima das pipocas com a ajuda de uma espátula de borracha.
4- Espalhe as pipocas num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Leve ao forno durante uma hora, mexendo tudo de 15 em 15 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de servir.
Pipocas com sabor a pizza
Pipocas com sabor a pizza? Para uns pode ser estranho, para outros o melhor do mundo. Veja esta receita do blogue Taste of Lizzy T.
Ingredientes:
1 1/4 chávena de milho
3 colheres de óleo de coco
3 colheres de pasta de tomate
2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida
1 colher de chá de orégãos secos
1 1/2 colheres de chá de manjericão seco
3/4 colher de chá de salsa seca
1/4 colher de chá de alho em pó
3/4 colher de chá de pimenta vermelha esmagada
1/2-3/4 colher de chá de sal
1/4 chávena de parmesão ralado fino
1/2 chávena de mozarela ralada
Modo de preparação:
1- Primeiro faça as pipocas. Coloque uma panela grande, com tampa, no fogão, adicione óleo de coco. A seguir coloque o milho e tape a panela. Assim que ouvir os estouros das pipocas reduza o lume e deixe que acabem de cozinhar. Abane a panela, ocasionalmente, garantindo que tudo cozinha.
2- A seguir comece a fazer o 'topping'. Aqueça o forno a 120ºC. Coloque papel vegetal em dois tabuleiros de forno.
3- Numa tigela pequena, misture a pasta de tomate, a manteiga derretida, os orégãos, o manjericão, a salsa, o alho em pó, a pimenta vermelha e o sal. Misture para combinar. Prove para ajustar os temperos.
4- Coloque as pipocas numa tigela grande e a seguir a mistura. Com as mãos misture tudo.
5- Despeje as pipocas nos tabuleiros e coloque-as no forno entre oito a 15 minutos. Misture-as de vez em quando para garantir que não queimam.
6- Uns minutos antes de tirar do forno coloque os queijos por cima.














