2026 é ano de Mundial. Eis as dores de cabeça para Martínez em Portugal
- 01/01/2026
Falta sensivelmente meio ano para o Mundial de 2026, mas já se começa a desenhar a possível lista de convocados de Roberto Martínez para comandar o sonho de Portugal, com várias (boas) dores de cabeça à vista, que até poderão ser aliviadas (ou ampliadas) no estágio do próximo mês de março.
Há muitos nomes praticamente intocáveis, entre os quais o do capitão Cristiano Ronaldo, mas nem por isso deixa de haver espaço para surpresas naquela que será a comitiva que irá participar na prova que decorrerá no Canadá, nos Estados Unidos da América e no México.
Até junho, muita coisa pode mudar, pelo que os nomes com potencial para baralhar os eleitos até podem vir a ser diferentes dos atuais. No entanto, fintando qualquer tipo de futurologia, o Desporto ao Minuto cingiu-se à atualidade desportiva para 'convocar' alguns atletas que estarão a mexer com a linha de raciocínio do selecionador nacional.
Geovany Quenda
O avançado do Sporting encontra-se a recuperar de uma lesão e já sabe que se mudará para o Chelsea, no próximo verão, porém, antes disso, há o desejo de voltar a ver o seu nome numa convocatória de Portugal. O jovem de 18 anos cumpriu dois estágios, mas ainda não somou qualquer minuto pela principal seleção nacional. Os registos obtidos em Alvalade ao longo dos últimos tempos mostram que pode vir a ser uma opção no ataque... e não só.
Eduardo Quaresma
Até pode ser considerado o quarto defesa-central do Sporting, mas o crescimento a olhos vistos ao serviço dos bicampeões nacionais torna-o numa opção válida para ser chamado à seleção A de Portugal, mesmo que seja com o estatuto de suplente dos habituais titulares no eixo defensivo. As chamadas às camadas jovens multiplicam-se, mas o central de 23 anos já há muito 'pede' uma oportunidade... e Rui Borges 'corrobora'.
Ricardo Mangas
A recuperar o ritmo de arranque de temporada no Sporting, o ala esquerdo dificilmente pensaria na hipótese de chegar à seleção nacional há uns meses, mas, recentemente, viu Roberto Martínez a mencionar o seu nome dentro do grupo de jogadores que está perto de lá chegar. A luta por um lugar no onze em Alvalade poderá ser decisiva nas aspirações de representar Portugal, aos 27 anos.
Tomás Araújo
Já depois de ter 'roubado' a titularidade a António Silva, no Benfica, o defesa-central procura aproveitar a regularidade possibilitada por José Mourinho para se mostrar (novamente) ao selecionador nacional, até porque isso pode significar também uma troca direta nos eleitos de Portugal. Vale a pena recordar que o central de 23 anos chegou à principal seleção, pela primeira (e única) vez, há pouco mais de um ano.
Rodrigo Mora
Conquistou a Liga das Nações sem somar qualquer minuto e, por esta altura, ainda espreita a primeira internacionalização pela seleção A de Portugal. O jovem médio de 18 anos, atravessa um registo algo oscilante, no FC Porto, pelo que as prioridades de Francesco Farioli poderão ajudar - tanto pela positiva, como pela negativa - Roberto Martínez a tomar uma decisão
Alberto Costa
Já esteve nas camadas jovens, mas sonha chegar à principal seleção nacional, sendo que o atual sucesso no FC Porto aparenta servir de mote para que tal se concretize. Estável a defender e desequilibrador a atacar, o lateral-direito, de 22 anos, tenta posicionar o seu nome como uma hipótese viável para o referido corredor, sobretudo apoiando-se nas cinco assistências que já registou esta época.
Leonardo Lelo
Ainda não passou da lista de pré-convocados da seleção portuguesa, mas o crescimento assinalável no Sporting de Braga rapidamente o ajudará a lá chegar, caso existam vagas para tal. O lateral-esquerdo é o 'rei' das assistências no clube minhoto (já leva oito em 28 jogos), onde se posicionou como titular indiscutível, piscando já o olho ao selecionador nacional desde os tempos do Casa Pia.
Paulinho
Poderá o melhor marcador português por clubes em 2025 ficar de fora dos eleitos de Roberto Martínez? Tem ficado, é um facto, mas os dados registados no México, ao serviço do Toluca, potenciam cada vez mais a possibilidade de o nome do ex-Sporting constar na convocatória do técnico espanhol. O objetivo, admitido pelo avançado de 33 anos, passa por repetir aquilo que já conseguiu com Fernando Santos, em 2020.
Diogo Leite
Com um percurso crescente no Union Berlim, o defesa-central conta com concorrência de peso para chegar ao eixo da seleção de Portugal, mas nem por isso deixa de dar provas claras de que tem qualidade para lá chegar. O ex-FC Porto e Sporting de Braga é um dos centrais mais regulares a atuar na Alemanha, onde está há quatro épocas consecutivas, perseguindo o sonho de somar os primeiros minutos na equipa das quinas.
André Silva
Com uma nova vida em Espanha, agora em representação do Elche, o avançado de 30 anos foi referenciado pelo técnico espanhol como um possível ponta de lança para a seleção no futuro (à semelhança de Paulinho e Fábio Silva), mas a verdade é que terá de caprichar para notabilizar a sua veia goleadora, algo escondida há três temporadas, desde os primeiros anos no Leipzig.
Carlos Forbs
Foi o 14.º estreante de Roberto Martínez na seleção nacional e, com o estatuto de última surpreendente aposta, tentará dar tudo por tudo para chegar ao Mundial2026. Com uma internacionalização, diante da Arménia (9-1), o extremo de 21 anos tem dado que falar no Club Brugge, pese embora não tenha apontado qualquer golo ou assistência desde esse primeiro sonho cumprido pelo ex-Sporting.
Mateus Fernandes
É uma das boas surpresas do West Ham na presente temporada e, apesar da pobre classificação, na Premier League, reúne chances para lutar por um lugar no próximo estágio da seleção nacional. O ex-Sporting trilhou um caminho de sucesso nas camadas jovens de Portugal e, aos 21 anos, encontra-se naquele que é considerado o melhor campeonato do mundo, pelo que não lhe falta... visibilidade.
Flávio Nazinho
Apesar de estar fora das chamadas 'Big Five', o defesa-esquerdo está a protagonizar uma temporada bastante regular, afirmando-se como uma das estrelas do Cercle Brugge na Bélgica, pelo que estará também no radar de Roberto Martínez. Já depois de ter estado em destaque no Europeu de sub-21 de 2025, o ex-Sporting pode aproveitar qualquer lesão à esquerda para dar o salto que pretende na seleção portuguesa.
Tiago Gabriel
Desconhecido para alguns, mas cada vez mais conhecido para outros. O defesa-central encontra-se a brilhar em Itália, ao serviço do Lecce, onde se afirmou como titular indiscutível do atual 16.º classificado da Serie A, tendo até já marcado um golo, menos de um ano após ter deixado o Estrela da Amadora. O ex-Sporting já foi apontado a Inter e Bournemouth, algo que, por si só, já diz alguma coisa.
Lembra-se da última lista?
Olhando para a última convocatória, mais concretamente para o setor mais recuado, foram chamados os guarda-redes Diogo Costa (FC Porto), Rui Silva (Sporting) e José Sá (Wolverhampton), bem como os defesas Diogo Dalot (Manchester United), Nélson Semedo (Fenerbahçe), João Cancelo (Al Hilal), Matheus Nunes (Manchester City), Gonçalo Inácio (Sporting), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica) e Renato Veiga (Villarreal), sendo de realçar que Nuno Mendes (PSG) estava a contas com uma lesão no passado mês de novembro.
Já do miolo para a frente, foram convocados os médios Matheus Nunes (Manchester City), João Palhinha (Tottenham), Rúben Neves (Al Hilal), João Neves (PSG), Vitinha (PSG), Bruno Fernandes (Manchester United), Pedro Gonçalves (Sporting) e Bernardo Silva (Manchester City), para além dos avançados João Félix (Al Nassr), Francisco Trincão (Sporting), Francisco Conceição (Juventus), Pedro Neto (Chelsea), Rafael Leão (AC Milan), Carlos Forbs (Club Brugge).Gonçalo Ramos (PSG) e Cristiano Ronaldo (Al Nassr).
Desde que chegou à seleção nacional, Roberto Martínez não só estreou 14 jogadores, como já chamou um total de 54, durante os últimos três anos. Ainda assim, 11 deles apenas cumpriram estágios, faltando uma (pequena) barreira para poderem efetivamente cumprir a primeira internacionalização pela seleção de Portugal. E, no meio disto tudo, todos eles (e ainda outros tantos à espreita da primeira chamada) têm o sonho de estar no Campeonato do Mundo de 2026.














