2 mudanças de vida poderiam prevenir quase 40% dos casos de cancro

  • 06/02/2026

Um novo estudo revelou que quase metade dos casos de cancro poderia ter sido evitado com a eliminação de três fatores de risco. 

 

Segundo a pesquisa, publicada esta semana na Nature Medicine, quase 40% dos casos de cancro em todo o mundo estão ligados ao tabaco (15% dos novos casos), infeções (10%) e consumo de álcool (3%)

Ao todo, 7,1 milhões de diagnósticos de cancro em 2022 foram associados a 30 fatores de riscos modificáveis, de acordo com o estudo. 

"A questão crucial é que quase metade de todos os tipos e cancro poderiam ter sido prevenidos com mudanças de comportamento", realçou o médico Marc Siegel à Fox News Digital. 

Realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a International Agency for Research on Cancer (IARC), o estudo analisou dados globais de cancro em 185 países, cruzando-os com dados de exposição a 30 fatores de risco.

Os cancros do pulmão, estômago e colo do útero representam quase metade dos casos associados a fatores de risco modificáveis, muitos relacionados com vírus e bactérias, como o papilomavírus humano (HPV), hepatite B e C e Helicobacter pylori (bactéria comum que infeta o revestimento do estômago).

"Cancros evitáveis do colo do útero e da garganta estão diretamente ligados ao vírus HPV e podem ser prevenidos pela vacina", acrescentou Siegel. 

Já o cancro do pulmão, garganta e gastrointestinal, entre outros, foram associados ao tabagismo. O álcool, por seu turno, influencia o desenvolvimento de cancro da mama, fígado, cólon e garganta, destacou o médico. 

"Os fatores ambientais também são fundamentais, variando conforme a região geográfica - 45% dos novos casos de cancro poderiam ser prevenidos em homens e 30% das mulheres", continuou. 

Hanna Fink, autora do estudo, afirmou que muitos tipos de cancro podem ser prevenidos, sobretudo os relacionados com álcool e tabaco.

"Quase 4 em cada 10 novos casos de cancro no mundo - o que significa 7,1 milhões de vidas que não precisavam de ser alteradas devido a um diagnóstico de cancro - estavam relacionados com coisas que podemos mudar através da consciencialização e de ações de saúde pública", afirmou à Fox News Digital. 

"Estes fatores incluem tabagismo, infeções, consumo de álcool, excesso de peso, poluição do ar, radiação ultravioleta e outros", sublinha.

Para Fink, o estudo reforça que a prevenção do cancro é a medida mais eficaz na alta contra a doença. 

Conselhos para reduzir o risco de cancro

A AIRC dá uma série de conselhos para reduzir o risco de cancro. 

  • Não fume, ou se fuma, procure ajuda para parar;
  • Mantenha o consumo de álcool o mais baixo possível, "pois não existe um nível seguro em termos de cancro";
  • Procure manter um peso saudável ao longo do tempo com uma dieta equilibrada e atividade física regular;
  • Mexa-se mais e fique menos tempo sentado. Todos os movimentos contam;
  • Verifique se tens as vacinas em dia.
Nova esperança: Terapia inovadora pode eliminar cancro do pâncreas

Nova esperança: Terapia inovadora pode eliminar cancro do pâncreas

Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou com uma terapia inovadora pode pode eliminar o cancro do pâncreas. A investigação foi feita em animais e teve bastante sucesso.

Adriano Guerreiro | 09:06 - 04/02/2026

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/2934142/estudo-3-mudancas-poderiam-prevenir-quase-40-dos-casos-de-cancro#utm_source=rss-ultima-hora&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Casamento Gay

Quim Barreiros

top2
2. Claudia VS Rosinha

Claudia Martins Minhotos Marotos

top3
3. Que O Amor Te Salve Nesta Noite Escura

Pedro Abrunhosa com Sara Correia

top4
4. Porque queramos vernos feat. Matias Damasio

Vanesa Martín

top5
5. Dona Maria

Thiago Brava Ft. Jorge

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes