12 hábitos que deixam a sua casa mais suja e que passam despercebidos
- 11/12/2025
Se já notou que a sua casa acumula sujidade e pó com facilidade, apesar de fazer questão de a manter limpa, então poderá estar a cometer erros sem sequer se aperceber.
O website de Martha Stewart destaca 12 hábitos que, segundo profissionais de limpeza, podem estar a deixar a sua casa (ainda mais) suja sem sequer se aperceber.
1. Usar sapatos dentro de casa
Ao longo do dia, os sapatos acumulam germes e bactérias que são levados para dentro de casa. Se os deixar à porta de casa irá diminuir a propagação dessas bactérias.
2. Não fechar a tampa da sanita
É importante fechar a tampa da sanita antes de puxar o autoclismo, pois isto impede que as bactérias se espalhem para outras superfícies da casa de banho, como toalhas e mesmo escovas de dentes.
2. Aspirar com o saco cheio
Se tiver o saco do aspirador cheio então é melhor esvaziá-lo antes de o usar. Se não o fizer, uma vez que não tem mais espaço, o aspirador irá 'cuspir' a sujidade que já recolheu.
3. Não lavar os panos de cozinha
Não lavar os panos de cozinha permite que as bactérias se acumulem. O mesmo se aplica às toalhas de casa de banho.
4. Deixar as janelas abertas
É importante abrir as janelas todos os dias e deixar o ar circular, contudo, evite deixá-las assim durante longos períodos de tempo, uma vez que poderão entrar poeiras, pólen e outras substâncias na sua casa.
5. Não limpar o seu animal de estimação ao entrar em casa
É normal que os animais de estimação se sujem durante os passeios ao ar livre, por isso é importante que os limpe antes de entrar em casa. Passar uma toalha nas patas e no pelo poderá ajudar bastante.
6. Ter gavetas com tralha em excesso
Todas as casas têm aquelas gaveta onde se acumula tralha, como papel, lápis e outros objetos. Para além da desorganização, isto também leva ao acúmulo de poeiras.
7. Deixar a roupa suja no chão
Quando o cesto da roupa suja ficar cheio evite deitar a roupa que sobra no chão. Isto poderá levar a que pó e maus odores se juntem naquele espaço, sobretudo se a roupa estiver húmida (o que pode levar ao crescimento de mofo e bolor).
8. Não fazer a cama
Fazer a cama de manhã não só deixa o quarto com uma aparência mais organizada, como evita que o pó se acúmule nos lençóis.
9. Limpar com objetos sujos
É importante manter os seus utensílios de limpeza sem sujidade, uma vez que estes deixarão de ser efetivos e espalharão bactérias nas superfícies.
10. Deixar roupa molhada na máquina
Deixar roupa molhada na máquina por muito tempo pode gerar um odor desagradável a mofo por quase da humidade. Convém a que não passe mais que uma noite.
11. Deixar os armários desarrumados
Já se deparou com 'bolas' de pó em lojas de roupa, sobretudo em períodos de saldo? Isto acontece porque quando desorganizada a roupa gera ainda mais pó pela falta de circulação de ar. O mesmo aplica-se ao seu roupeiro. Mantenha o seu armário organizado, livre do que não usa.
12. Deixar a roupa no estendal
Ao deixar as roupas no estendal muito tempo permitirá que o pó se acumule no tecido, comprometendo a eficácia da lavagem.














